Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Fertilizante NPK

O NPK é uma sigla usada em conhecimentos agronômicos, denominando a relação dos três nutrientes principais que alimentam as plantas (nitrogênio, fósforo e potássio), também chamados de macronutrientes, na formação de um fertilizante.

NITROGÊNIO:

O primeiro elemento indicado nas misturas químicas dos adubos. É o nitrogênio que ativa a fotossíntese, promovendo a brotação e o desenvolvimento das folhas, aumentando seu tamanho e a intensidade da cor verde. É um importante componente das proteínas vegetais. A deficiência é notada quando as regiões próximas das nervaduras das folhas ficam amarelas e também quando não crescem suficientemente. Entretanto o excesso provoca a diminuição da floração e da frutificação, além do atrofiamento das raízes. Aplicações exageradas estimulam o surgimento de pragas, como pulgões e cochonilhas.

Solos erodidos e pobres são beneficiados com o plantio de plantas leguminosas, que fixam o nitrogênio absorvido do ar. Sibipiruna, pau-ferro, pata-de-vaca, jatobá, canafístula, angico, caliandra, grama-amendoim e muitas outras trazem este benefício.

Uréia, Sulfato de Amônio, Salitre do Chile, húmus de minhocas, esterco de aves, suíno e bovino, chorume, torta de mamona e de algodão, farinha de sangue e de peixe, folhas de mandioca e penas de aves fornecem nitrogênio ou azoto, como também é denominado.

FÓSFORO:

O fósforo é sempre o segundo elemento indicado e age na respiração e na produção de energia, participando nos processos de germinação e maturação, desde as raízes até os frutos, aumentando intensamente a floração e a frutificação. Nos solos ácidos sua presença é pobre e esta deficiência se manifesta no sistema radicular mal dotado, na escassa ramificação, na coloração purpúrea das folhas e no atraso do florescimento que pode mostrar flores quebradiças e um número pequeno de frutos e de sementes.

esterco de frango

Este elemento é encontrado nos superfosfatos, fosfato de araxá, termofosfato magnesiano, esterco de aves, farinha de ossos e farinha de peixe.

POTÁSSIO:

O potássio é o terceiro elemento, o “K”, e é fundamental para o desenvolvimento das plantas bulbosas e tuberosas, como amarílis, narciso, lírio, cebola, alho, batata, etc. Promovendo caules, folhas, flores e frutos mais firmes. Ele fornece resistência às doenças, ao frio e a estiagem melhorando também a coloração dos frutos e retardando o processo de apodrecimento deles. Sua falta é denunciada pelo crescimento lento, raquitismo da muda, mostrando caules fracos e muito flexíveis, ausência de brilho nas folhas, abortamento das flores que não alcançam a maturação completa e a formação de sementes e frutos pouco desenvolvidos.

O cloreto de potássio, sulfato de potássio, os fosfitos, as cinzas de lenha ou de madeira, as cascas de banana e de café, a vinhaça adicionadas ao compostagem, algas secas e esterco ovino e de aves suprem as necessidades deste macronutriente.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8 Comments

  1. Será que você poderia me falar um nome de um livro sobre NPK e todas as suas vertentes obrigado

    • Augusto,

      Ha muita literatura sobre o tema, mas talvez estes lhe sirvam: Adubos – Guia Prático da Fertilização, por André Gros, Nutriçao e Fertilizaçao Florestal, por J Leonardo de M. Gonçalves e Vanderlei Bendetti, A Fertilização Artificial, por Jacques Testart.

      Abraços

  2. Seria legal um artigo sugerindo quando usar as diferentes aplicações (10-10-10, 4-14-8).

    • Olá André,

      O NPK 10-10-10 é uma fórmula que eu pouco recomendo. Ele equivale a esses polivitamínicos comercializados em farmácias que fornecem vitaminas indiscriminadamente, não atendendo casos específicos de carências.

      Já o 4-14-8 é receitado para suprir fósforo e potássio, principalmente.

      Prefiro preencher as necessidades de cada planta conforme ela evidencie sua insuficiência, sendo prudente fazer uma analise do solo ou, quando não é possível, indicando o adubo que, eventualmente, traga uma melhoria.

      Abraços

  3. ?????✍?✍?✍? anotado ??????⚡️

  4. Ótimos ensinamentos ! Parabéns !!!