Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Bomba de sementes pode ser solução para recuperar áreas devastadas

Já pensou em, ao invés de, apenas reclamar, fazer a sua parte e ajudar na reflorestação de áreas devastadas? Quer contribuir, mas não sabe como? O Jardim Cor vai te apresentar uma solução prática e infalível.

O projeto desenvolvido pelo designer sul-coreano Jin-wook Hwang é chamado de Seed Bomb (Bomba de sementes). A criação contém, no interior, sementes envolvidas em pequenas cápsulas, plantadas em solo artificial. Estas bombas, ao serem lançadas por aviões, caem em terreno árido e reflorestam o local.

Feitas de plástico biodegradável, o material é dissolvido com o passar dos dias. Realizado o “bombardeio”, a cápsula se prende ao solo e o ambiente artificial mantém a planta viva, enquanto a umidade produzida derrete a embalagem e a espécie, então, consiga se fixar na terra.

A iniciativa de Hwang se fundamentou na ideia piloto americano Gale S. Halverson, que, em 1948, em tempos de pós-guerra, arquitetou a missão de lançar “bombas” de doces para as crianças na devastada Alemanha. Da mesma maneira, as Seed Bombs também têm o objetivo de atingir terras arrasadas (em áreas devastadas e em processo de desertificação).

E, por que não ajudarmos essa empreitada? Por que não fazermos as nossas próprias bombas de sementes? Assim, poderemos jogá-las em locais carentes de verde, como terrenos baldios, praças abandonadas e canteiros esquecidos, e ainda, transformá-los em belos expositores de biodiversidade. Pois então, mãos à massa!

Material:

Argila, composto orgânico e sementes de sua preferência.

Método:

A cada cinco partes de argila, misture uma de composto orgânico e uma de sementes. Feito isso, aos poucos, adicione água até esse mix se tornar homogêneo. Com a massa pronta, aperte-a bastante, divida-a em pequenos pedaços, forme bolinhas e deixe-as secarem no sol por algumas horas, até a argila endurecer. E então, “atacar”!!

Veja o passo-a-passo (em inglês), do Planet Green TV.

O que acha de formar o seu próprio exército para ajudar no reflorestamento? Chame os amigos, os familiares, a criançada do bairro e let’s go! Se você é professor, leve esta ideia de transformação positiva para as salas de aula. Na certa, os alunos vão adorar!

Qual a sua opinião sobre a iniciativa? Dê a sua opinião!

Fonte das imagens: Coletivo Verde

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Somos fabricantes de uma alternativa digamos mais barata, as SeedBalls com terra vegetal Plant Plus.

    Maiores informações acesse: http://www.composfort.com.br

    Ou via Facebook: http://www.facebook.com/composfort

    Abraço a todos!

    • Olá, Fernando!

      Obrigada pela dica!

      Abraços,

      Isabela Meleiro

Secured By miniOrange