Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Guajuvira

A árvore é pertencente à família Boraginaceae, espécie Patagonula americana L. O primeiro nome provém de Patagônia, região austral e semi-árida da Argentina, atribuída erroneamente por Linnaeus como sendo o seu lugar de origem; o segundo, provém do lugar geral do tipo. Ela é conhecida vulgarmente como guajuvira, guaiuvira, guaibi, etc.

Ocorre naturalmente em vários Estados do Brasil; entre as latitudes 21° 30’ S, em São Paulo, e 31° 30’ S, no Rio Grande do Sul. Quanto à variação altitudinal, encontra-se desde os 20m de altitude, no Rio Grande do Sul, até 900m, em São Paulo. A altura é variável de 10 a 25m, com 20 a 80cm de DAP.

A árvore apresenta dispersão de sementes anemocórica. É empregada em reflorestamentos com essências nativas para recuperação de áreas degradadas e matas ciliares, com inundação periódica de rápida duração.

Descrita por alguns autores como espécie pioneira, à secundária inicial, e por outros, como secundária tardia. A guajuvira ocorre, principalmente, no Bioma Mata Atlântica, em várias formações florestais, com precipitação pluvial média anual de 1.000 a 2.300mm. Quanto à temperatura, ocorre em locais com média anual mínima de 11,9° C e máxima de 25,5° C, tolerando baixas temperaturas.

Naturalmente, ocorre em solos secos e profundos. Alguns autores mencionam solos úmidos, porém, é preciso evitar os solos hidromórficos. Seu desenvolvimento vai de lento a moderado. A madeira é usada na construção civil, em postes, mourões, dormentes, cabos de ferramentas, lenha, arcos (índios), etc. A espécie é melífera e presta-se, também, para produção de papel e celulose, a uso medicinal. A planta é ornamental, possui flores perfumadas e pode ser usada na arborização urbana.

Fonte da imagem: Viveiro Feltrin

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8 Comments

  1. Oi Pierre
    Tenho,mudas e sementes q talvez tenha interesse.
    Entre em contato comigo,pelo Email.
    Agradeço a atenção e aguardo teu contato

    • Obrigado Rose, esperemos que Pierre receba sua mensagem.

      Abraços

      • Bom dia Raul,o comentário vai direto para o email da pessoa para a qual mandamos ,no caso para o rapaz chamado Pierre?

        • Infelizmente não Rose.

          Abraços

    • Rose bom dia
      meu e-mail é pierrefidalgo@yahoo.com.br

      Não recebi seu e-mail, por acaso pesquisando na internet achei essa pesquisa que fiz.
      Obrigado e aguardo

      • Bom dia Pierre,

        A sua mensagem está publicada!

        Abraços

  2. Olá !
    tenho um pe de guajuvira plantado em meu jardim há uns 7 anos.
    alguns dias atras um senhor falou que devo cortar o pe pois a raiz vai prejudicar as tubulações e calçada do meu jardim.

  3. Boa tarde, gostaria de saber onde obter semente ou mudas de Guajuvira e outras arvores de medeira de lei.
    Obrigado e aguarde

Secured By miniOrange