Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Guapuruvu

Esta linda árvore pertence à família Caesalpiniaceae, espécie Schizolobium parahybae (Vell.) Blake. O primeiro nome significa “legume duro”; o segundo se refere ao Rio Paraíba, onde a espécie foi vista pela primeira vez. Ela é conhecida vulgarmente como guapuruvu, guapurubu, bacuruva, bandarra, faveira, etc.

Ocorre naturalmente em vários Estados do Brasil; entre as latitudes 12° 30’ S, na Bahia, e 30° 15’ S, no Rio Grande do Sul. Quanto à variação altitudinal, encontra-se desde os 10m de altitude, até 900m, em São Paulo. A guapuruvu apresenta altura variável entre 10 e 40m, com 30 a 100cm de DAP.

A árvore possui dispersão de sementes autocórica. É uma espécie melífera empregada em reflorestamentos com essências nativas como planta pioneira. Pertence ao Bioma Mata Atlântica, ocorrendo em regiões com precipitação pluvial média anual de 1.100 a 2.400mm. Quanto à temperatura, ocorre em locais com média anual mínima de 14° C e média máxima de 26,7° C; não tolerando baixas temperaturas.

Quanto ao solo, ela prefere os de textura, variando de franca a argilosa, de boa fertilidade química, úmidos e profundos; também se desenvolve em solos de menor fertilidade química, como os encontrados no Vale do Paraíba. A muda deve ser plantada a pleno sol, pois o seu desenvolvimento é rápido.

A madeira é usada na fabricação de brinquedos, saltos para calçados, miolo de painéis e portas, compensados, formas de concreto, caixotaria, etc. A planta tem elevado valor ornamental, principalmente por sua bela florada e forma estrutural, podendo ser empregada nos paisagismos. Apresenta, ainda, uso na medicina popular.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6 Comments

  1. Sr Raul, boa tarde! Adoro seu trabalho e já fiz dois dos seus cursos online (e vou fazer os outros em breve!).
    Tenho uma dúvida sobre o uso do Guapuruvu no Paisagismo, quantos metros é indicado tê-la de uma casa e quantos metros de distância de uma piscina?

    • Bom dia Angélica,

      Fico contente sabendo que gosta do meu trabalho!

      O guapuruvu pode alcançar 30 metros de altura, sua madeira é mole e os galhos se quebram com frequência quando há ventos fortes. Este motivo recomenda que deva ser plantado a uma distancia de 30 metros das edificações e da piscina.

      Abraços

  2. Onde encontro sementes ou mudas para comprar?

Secured By miniOrange