Monodora myristica
árvore-aranha, noz-moscada-africana, noz-moscada jamaicana, iobô, árvore-das-orquídeas
No século XVIII, nos navios negreiros os escravos traziam consigo as sementes desta árvore introduzida nas ilhas do Caribe. Daí que ficou conhecida como noz-moscada jamaicana. Naquela época, suas sementes eram aproveitadas como um substituto barato de noz-moscada, sendo o aroma e o gosto da semente muito semelhante à verdadeira, usado como um tempero popular na cozinha africana. Os frutos são coletados de árvores silvestres e as sementes são secas e vendidas inteiras ou moídas para serem usadas em cozidos, sopas, bolos e sobremesas. Para fins medicinais são empregados como estimulantes, para as dores de cabeça, feridas e também como repelente de insetos. As sementes também são utilizadas em bijuterias como: colares, brincos, etc.
Ainda muito rara nos jardins brasileiros a descobri no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, graças a professora Cecília Beatriz da Veiga Soares. Fica o convite aos produtores de árvores ornamentais para ser cultivada e aproveitada no paisagismo.
- Sinônimos estrangeiros: calabash nutmeg, jamaican nutmeg, african nutmeg, ehuru, ariwo, awerewa, ehiri, airama, african orchid nutmeg, muscadier de calabash, lubushi (em inglês); nuez moscada falsa, cnemoso (em espanhol); muscadier du Gabon (em francês).
- Família: Annonaceae.
- Características: Árvore de grande porte.
- Porte: 20 metros, excepcionalmente pode alcançar 35 metros nas regiões de origem, com 2 metros de DAP
- Fenologia: Floresce no final do verão até o inicio da primavera.
- Cor da flor: Vermelha com o centro e sulcos amarelos. Perfumadas.
- Cor do fruto: Verde
- Cor da folhagem: Púrpura quando na brotação, ficando verde e coriáceas quando formadas.
- Origem: Tanzânia, Uganda, Quênia, Libéria, Nigéria, Camarões, Gana, Togo e Angola.
- Clima: Tropical, Subtropical.
- Luminosidade: Sol pleno
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
sou gaucho como eu consigo semente ou muda dessa planta monodora myristica
Mauro,
Segue um link que pode lhe ser útil: https://www.planetasementes.com.br/?gclid=Cj0KCQjwl9zdBRDgARIsAL5Nyn0u5hifySnaTeqdVntPvcBVIa93Xxw1BOz6ZROaR6K-NE9qs4Z08ucaAmD6EALw_wcB
Também o Jardim Botânico do Rio de Janeiro tem essa árvore, quem sabe possam lhe dar sementes: http://www.jbrj.gov.br/colecoes/biologicas
Abraços