Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pau-cigarra

Esta ornamental árvore pertence à família Caesalpiniaceae, espécie Senna multijuga (L. C. Rich.) H. S. Irwin & Barneby (“Senna”, o nome antigo de planta medicinal; “multijuga”, em referência às folhas que apresentam grande número de jugas).

É conhecida vulgarmente como pau-cigarra, alelueiro e aleluia. Ocorre naturalmente em vários Estados do Brasil, entre as latitudes 2° 30’ S, no Pará, e 28° S, em Santa Catarina. Quanto à variação altitudinal, encontra-se desde 5m de altitude, no Sul e Sudeste, até 2.000m, no Rio de Janeiro. A altura, em geral, é variável de 6 a 10m, com 20 a 40cm de DAP.

O pau-cigarra apresenta dispersão de sementes autocórica e barocólica, compondo o banco de sementes do solo. Ele é muito empregado em reflorestamentos com essências nativas, como espécie pioneira, para recuperação de áreas degradadas; sendo uma planta agressiva. Ocorre, principalmente, no Bioma Mata Atlântica, em várias formações florestais. A árvore está presente em regiões com precipitação pluvial média anual de 1.000 a 2.700mm.

Quanto à temperatura, o pau-cigarra ocorre em locais que possuem uma média anual mínima de 13,9°C e média máxima de 27°C, com tolerância mediana ao clima frio. Quase indiferente ao tipo de solo, pode crescer em solos úmidos com drenagem regular ou em terrenos encharcados por certo período. A muda deve ser plantada a pleno sol, seu desenvolvimento é rápido e é necessário poda de condução dos galhos. A madeira é usada na construção civil e produção de brinquedos, lenha e carvão.

A planta é extremamente ornamental, principalmente por sua longa florada perfumada e exuberante. Além do uso paisagístico, é muito empregada na arborização urbana.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

9 Comments

  1. Bom dia! Veio junto com a urna do meu marido que foi cremado algumas de sementes de pau cigarra, li sobre o que você escreveu explicando sobre o plantio só gostaria de saber se posso plantar em vasos, não tenho onde plantar moro em apartamento e não queria me desfazer das sementes, queria ficar com a árvore.

    • Bom dia Márcia,

      O pau cigarra (Senna multijuga) alcança, no solo, entre 6 e 10 metros de altura.

      Se cultivado em vasos irá ficar um pouco acanhado, atingindo apenas uns 3 ou 4 metros. Prefira vasos com 80 centímetros de diâmetro por 80 centímetros de altura.

      Abraços

  2. Oi…gostaria de saber a maneiea correta de plantar as sementes de pau cigarra…meu filhi ganhou na escola…algumas sementinhas…obrigada

    • Oi Rita,

      Coloque as sementinhas enterradas em uma sementeira composta por uma mistura de 70% de um bom substrato e 30% de areia média lavada de rio. Também pode fazer isto diretamente em saquinhos individuais com 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, pondo 2 ou 3 em cada recipiente. Em um mês, aproximadamente, elas germinam e quando atingirem 40 centímetros de altura (o que acontecerá em 6 meses mais ou menos) podem ser transplantadas para o local definitivo.

      Abraços

  3. Essa planta é medicinal e se é qual a doença que ela trata?

    • Boa noite Carlos Fernando,

      Segundo pesquisadores da UNESP – Araraquara/SP. a Senna multijuga possui algumas importantes propriedades medicinais, suas sementes são usadas popularmente nos tratamentos oftálmicos e nas infecções cutâneas. Também em alguns testes preliminares, para avaliação de atividades antifúngicas e antioxidantes, mostraram que o extrato das folhas apresentou resultado positivo.

      Abraços

  4. Gostaria de saber como consigo uma muda de (pau cigarra)

    • deve ser uma árvore muito linda para ter em um jardim.Por isso o meu interesse em saber como consigo uma muda.

      • Oi Lanes,

        quem pode lhe fornecer uma muda é a Flora Fértil:Avenida Dr. Edézio Vieira de Melo, 954-A – Suíssa, Aracaju – SE. (79) 3211-9778 http://www.florafertil.com.br/‎ Fale com meus amigos Everaldo e Ana Ribeiro, que são os proprietários.

        abraços