Pau-jacaré

ago 6, 2012 por

A árvore pertence à família Mimosaceae, da espécie Piptadenia gonoacantha (Mart.) J. F. Macbr. O nome se deve à caducidade das folhas (do grego piptein que significa “cair”, e aden, “abundantemente”). Já o termo, gonoacanthat (gonia – ângulo e acanha – acúleo), se refere aos acúleos sobre as arestas da casca (Burkart, 1979). Ela é conhecida vulgarmente como pau-jacaré, angico, monjoleiro, monjolo, etc.

Ocorre naturalmente em vários Estados do Brasil, entre as latitudes 2° S, no Pará, e 28° 50’ S, em Santa Catarina. Quanto à variação altitudinal, encontra-se desde os 10m de altitude, no Sul e Sudeste, até os 1.300m, em Minas Gerais. A altura, em geral, varia de 8 a 20m, com 20 a 50cm de DAP.

O pau-jacaré apresenta dispersão de sementes autocórica. Ele é de uma espécie pioneira com sistema radicular profundo, empregada em reflorestamentos com essências nativas, para recuperação de áreas degradadas e mata ciliares sem inundação. Ocorre, principalmente, na Floresta Ombrófila Densa e na Floresta Estacional Semidecidual.

A árvore está presente em regiões com precipitação pluvial média anual de 1.000 a 2.000mm. Quanto à temperatura, ocorre em locais que com média anual mínima de 12,3° C e média máxima de 26,4° C. Não é tolerante a baixas temperaturas.

É característica de solos muito variados, porém, apresenta melhor desenvolvimento em plantios realizados em solos de fertilidade média a alta. A muda deve ser plantada a pleno sol. O seu desenvolvimento é rápido.

A madeira é utilizada, principalmente, para armação de móveis, painéis, miolos de portas, fabricação de brinquedos, acabamentos internos, embalagens, lenha e carvão. A planta é ornamental e melífera.

Fotos: Wikimédia Commons

Alex Alves Moreira

Engenheiro Agrônomo, formado pela ESALQ-USP, e especialista em Gestão Ambiental, pela Unicamp. Atua na área de Licenciamento Ambiental, reflorestamento e paisagismo.

Posts relacionados

Compartilhe

Comente ou pergunte

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

*

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.