Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Peroba-rosa

A famosa árvore é pertence à família Apocynaceae, da espécie Aspidosperma polyneuron Müll. Arg. O nome se deve à forma da semente (aspis,“escudo”,sperma, “semente” e, polyneuron, “muitas nervuras”). Ela é conhecida como peroba-rosa, peroba, sobro, entre outros, por conta da coloração da madeira logo após o processamento.

Ocorre naturalmente entre as latitudes 10° N, na Venezuela, a 25°50’ S, no Brasil, onde pode ser encontrada em vários Estados. Quanto à variação altitudinal, encontra-se desde os 25m, no litoral do Rio de Janeiro, até os 1.300m, em Minas Gerais. Altura variável entre 15 e 30m, com 60 a 90cm de DAP, podendo atingir dimensões maiores.

A peroba-rosa apresenta dispersão de sementes anemocórica. Ela é importante nos reflorestamentos de essências nativas, como espécie NP, para recuperação de áreas degradadas. É uma planta longeva, que pode ultrapassar os 1.000 anos de idade. Foi caracterizada como ameaçada ou vulnerável à extinção, é uma espécie característica da Floresta Estacional Semidecidual, mas ocorre em outras formações florestais. Além disso, está presente em regiões com precipitação pluvial média anual de 850 a 2.400mm.

Quanto à temperatura, a peroba-rosa ocorre em locais que possuem uma média anual mínima de 13,5°C e média máxima de 27,4°C. Quando jovem, sua tolerância a climas frios é mediana, já adulta, suporta mais.

Em geral, a peroba-rosa é característica de solos bem drenados, de textura de areno-argilosa a argilosa. As mudas preferem ambientes com sombreamento moderado e seu desenvolvimento inicial é muito lento. A madeira é usada na construção civil, na fabricação de móveis e construção naval.

A planta é ornamental, e pode ser empregada no paisagismo.

Engenheiro Agrônomo, formado pela ESALQ-USP, e especialista em Gestão Ambiental, pela Unicamp. Atua na área de Licenciamento Ambiental, reflorestamento e paisagismo.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. -como fazer uma peroba-rosa adulta brotar novamente havendo só um galho na planta?

    • Olá David,

      Não há o que fazer. Se houve mutilação atingindo o tronco ela pode estar senescente e impossibilitada de soltar brotações.

      Só resta esperar.

      Abraços