Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Quando florescem os flamboyans

Comum na região Sudeste, árvore é muito utilizada em projetos paisagísticos.

Neste ano os flamboyants, assim como ou-tras árvores, floresceram menos divido à seca. Mesmo assim chamam nossa atenção como enormes sombrinhas coloridas na paisagem.

Originário de Madagascar, o flamboyant (Delonix regia) é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondoso, possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.

O nome, originário do francês, significa flamejante, adjetivo justificado pela acentuada coloração vermelha de suas flores. A árvore, trazida para o Brasil no início do século 19, na época de D.João VI, adaptou-se perfeitamente ao clima e solo brasileiros. Hoje ela é mais comum na região Sudeste, e muito utilizada em projetos paisagísticos, sendo indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento.

A cor flamejante que deu nome à árvore, entretanto, não é a única. Há variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão amarelado.

O crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metro por ano, até a idade adulta. Quando a árvore perde as folhas, surgem as inflorescências, compostas por flores grandes, o que ocorre na primavera e no verão.

As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-o impróprio para a uso na ornamentação de calçadas, ruas ou nas proximidades de tubulações de água, esgoto, paredes e fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantado, isolado ou em pequenos grupos, em áreas extensas, como parques, praças ou amplos jardins de residências, indústrias e sítios.

Na nossa cidade, a beleza irresistível desta árvore pode ser observada em vários pontos, como em algumas avenidas, na Rodovia do Açúcar e ornamentando o prédio principal da Esalq.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

7 Comments

  1. Ola,gostaria de saber se Esta árvores flamboyan , ela nasce plantando a cemente ou um galho .
    Eu planto a cemente mas não nasce , porque será ?
    Gostaria de umas dicas .
    Muito obrigado .

    • Bom dia Márcio,

      A reprodução deve ser feita por sementes. Estas devem ser mergulhadas por 1 minuto em água a temperatura de 90ºC, em seguida deixe-as em uma folha de papel para germinar, umedecidas com quantidade de água equivalente a 2,5 vezes o peso do papel, sendo cobertas com uma outra folha de papel. Devem ficar assim por três semanas com uma temperatura de mais ou menos 30º C. Por isso o ideal é fazer isto no verão.

      Abraços

      • Muito obrigado pela ajuda, um abraço

  2. O Tamanho tem relação com a floração ? tenho um flamboyant com +/- 07 anos +/- 4mt h e ainda não houve florada. Isso é normal ? todo flamboyant florece ??

    Obrigado

    • Olá Ildefonso,

      O Flamboyant floresce com 3 ou 4 anos, embora isto dependa da região onde é cultivado; podendo demorar mais em áreas de clima mais frio ou de altitude, o que não se aplica, em principio, a Sorocaba. Observe outros exemplares floridos em seu bairro, para verificar a relação tamanho/florada e verifique se essa muda recebe sol, já que não floresce na sombra, outro fator é a irrigação, veja se há, ao redor, espaço onde a água da chuva e das regas possa penetrar no solo (no mínimo precisa de 2 m2). Fique atento com possíveis fontes de poluição no solo, como ácidos, detergentes, gazes.

      Uma adubação rica em fósforo pode estimular a florada. NPK 4-14-8 junto com farinha de ossos e fosfato de Araxá é uma boa fórmula para que isto aconteça.

      Abraços

  3. Gostaria de saber qual a idade adulta do flamboyant e que idade ele floresce. No aguardo.

    • Olá João Carlos,

      Apesar de sua cidade ter verões quentes, o frio intenso do inverno não é muito favorável ao desenvolvimento desta árvore. Por causa das temperaturas baixas entre maio e setembro o flamboyant fica com porte menor e vai florir, a partir da semente, em dois ou três anos.
      Podemos considera-lo adulto quando atinja seu porte definitivo, isto é em 10 a 15 anos aproximadamente.

      Abraços