Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Torres de celular são camufladas de árvores

Já imaginou olhar pela janela e perceber que, de repente, uma imensa “árvore” cresceu logo ao lado?

O fotógrafo sul-africano Dillon Marsh clicou 12 torres de celular camufladas de árvores, na Cidade do Cabo e arredores, na África do Sul. Denominada Invasive Species (Espécies Invasoras), a série de imagens busca explorar a relação entre o meio ambiente e essas estruturas tecnológicas.

Em 1996, no subúrbio da Cidade do Cabo, surgia a primeira “palmeira” da região, uma torre disfarçada de plásticos não tóxicos. Foi esta a alternativa encontrada pela empresa de comunicação móvel Vodacom, para reduzir a poluição visual causada. A partir daí, essa espécie de “planta” se alastrou pelo país e pelo mundo.

De acordo com o site da revista americana “Wired”, foram seis meses, até a conclusão do projeto fotográfico, em 2009. Para Marsh, seu trabalho serve para que as pessoas analisem as transformações entre uma torre telefônica e uma árvore disfarçada (ainda mais chamativa).

Para disfarçar a estrutura, pode custar até R$ 300 mil, cerca de quatro vezes o valor inicial. Mas o fotógrafo vê a atitude dessas empresas como desnecessárias. Para ele, ainda que haja boa intenção, em geral, o resultado está mais para “desajeitado e pouco convincente”. Marsh acredita que o sentimento causado nas pessoas não é positivo ou negativo, mas incita a curiosidade.

Mas, e você, o que pensa sobre o assunto? Conte-nos!

Com informações do G1

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange