Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Calangos

Quando vi esse bichinho no meu jardim pela primeira vez, pensei estar revivendo a história do filme Jurassic Park, no qual a partir de uma amostra de sangue de dinossauro extraída de um inseto fossilizado, um milionário constrói um parque com animais extintos há milhões de anos.

De fato, os calangos são pequenos répteis – medem no máximo 12 cm – muito parecidos com os dinossauros. Porém, pelo menos no Brasil, onde não existem vários lagartos venenosos ou peçonhentos, são totalmente inofensivos: durante o dia e nas horas mais quentes, alimentam-se de pequenos insetos como aranhas, grilos, formigas, gafanhotos, cupins e larvas, além de vegetais.

Parentes das lagartixas – que chegaram ás Américas nos navios negreiros – e das iguanas – comuns no Pantanal e na Amazônia, habitam árvores, moitas enxutas ou brejosas e locais pedregosos, abrigados do sol, desde a América Central até o norte da Argentina, incluindo o Brasil e grande parte da Cordilheira dos Andes.

Os que frequentam o meu jardim tem os dorsos verdes brilhantes ou listrados e a cabeça e a cauda marrom-café. Para não assustá-los, observo de longe como eles livram meu jardim dos insetos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.