Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Carpas Nishikigoi

Quando falamos de pets imediatamente pensamos nos cachorros, gatos, papagaios e uma série de animais que convencionamos em chamar “de estimação”. Mas, e as carpas? Sim, esses peixinhos coloridos que podemos manter em um lago – não precisa ser grande – e que também são afetivos ao ponto de atender um sinal nosso oferecendo algo para eles se deleitarem comendo na nossa mão. Falando nisso as carpas comem de tudo: minhocas, larvas de insetos, plantas, algas, pequenos crustáceos e até caramujos, saboreando também as mesmas coisas que os humanos comem como: arroz cozido, pão, massas, milho, melância e outras iguarias. Claro que há rações indicadas especificamente para alimentá-las.

Segundo uma antiga lenda as carpas nadavam contra a corrente, atravessando montanhas, saltando de altas quedas-d’água e toda sorte de obstáculos para alcançar a nascente cristalina do Huang Ho, o notável rio Amarelo que corre milhares de quilômetros no norte da China. Chegavam na época da desova e como prêmio pelo esforço e a coragem, eram transformadas em dragões das águas marinhas animais sagrados na mitologia oriental. Acredito que por este motivo as carpas nishikigois são símbolos de vigor, sucesso, fertilidade e longevidade. Este último atributo se justifica considerando que podem viver mais de sessenta anos.

Mas há uma outra aptidão que as qualifica como boas companheiras nossas; que é a missão terapêutica que cumprem nadando calmamente na nossa frente, como se quisessem combater nosso estresse cintilando suas diversas cores.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.