Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Formigas amigas

Há tempos que observo o trabalho das formigas no meu jardim e reparo que, em lugar de afetar minhas plantas, auxiliam seu desenvolvimento. Li em algum lugar que já foram registradas mais de 12.500 espécies no planeta e que 2.000 são nativas do nosso país; destas apenas 20 são consideradas pragas. As restantes fazem um trabalho fantástico, fertilizando o solo mediante a incorporação de nutrientes, cavando túneis que permitem a aeração da terra e, inclusive, algumas carnívoras se alimentam de insetos limpando os canteiros. Imagino o que seria se elas não existissem para consumir os restos e como se acumularia lixo sem ter quem limpasse meu jardim.

Apesar das tantas formigas que habitam ao redor da minha casa, não vejo que destruam a mata dizimando árvores ou qualquer outra planta nativa ou subespontânea que, oriunda de alguma terra distante que se instalou por aqui. Pelo contrário, dispersam as sementes que caem no chão que não germinariam sem a ajuda delas e mais, são capazes de polinizar carregando o pólen para auxiliar a fecundação.

Meu conselho é o seguinte: se você não cria um tamanduá de estimação, que controle o excesso de formigas no seu jardim, deixe essa tarefa para os pássaros, sapos, pequenos lagartos e aranhas. Não use formicidas tóxicos, em último caso despeje água quente no olho do formigueiro para controlá-las. Sem elas presenciaríamos um caos, com nossos ecossistemas totalmente deteriorados.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

5 Comments

  1. Este ano teve um excesso de formigas na minha casa, e muitas pessoas queixam se da infestação.denoraram p se recolher e quase desimaram algumas plantas. Mas concordo em não usar produtos quimicos. Minha ultima tentativa foi com bolor de limão podre!!

    • Miriam,

      Também alho, arruda, artemísia, hortelã, poejo, batata-doce, gergelim e catinga-de-mulata (Tanacetum vulgare) são repelentes naturais, quando plantados nos canteiros.

      Abraços

  2. Boa noite…
    Interessante divulgacao e acredito que tirou duvidas em relacao as atividades desenvolvidas pelas formigas. Elas ajudam na poda, sabendo a data certa de executar este trabalho…ja observei este detalhe. Tiram as folhas no periodo certo.
    Abracos…Deus conosco

  3. Boa noite…
    Interessante divulgacao e acredito que tirou duvidas em relacao as atividades desenvolvidas pelas formigas. Elas ajudam na poda, sabendo a data certa de executar este trabalho…ja observei este detalhe. Tiram as folhas no periodo certo.
    Abracos…Deus conossco

    • Bom dia meu caro amigo Eber,

      Fico grato com seu comentário. Principalmente vindo de uma pessoa abalizada como você.

      Abraços