Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mamangavas

Lamentavelmente são pouco valorizadas por não produzirem mel. Mas isto não é uma plena verdade, já que os zangões – como também são chamados – fazem mel, porém não comercializado e em pequena quantidade, armazenando-o em potes de cera e não em favos. Elas são mais peludas, bem maiores do que as abelhas e emitem um sonoro zumbido ao voar e, apesar da presença um tanto intimidatória, não picam a não ser quando incomodadas e mesmo assim a picadura dói bastante na hora, mas passa logo.

Há muitas espécies de mamangabas no Brasil, fazendo seus ninhos com restos de palha, nos buracos das árvores e dos barrancos, em mourões de cerca e até debaixo dos assoalhos das casas. Elas aportam um grande benefício funcionando como polinizadoras do pimentão, do feijão de corda, do tomate, da abóbora, da goiaba, da castanheira e, especialmente, do maracujazeiro, que tem nele um parceiro biológico da maior importância. Há outras árvores que atraem esses zangões, especialmente quando as citadas não estão na época de flor, como flamboyant, jacarandá, cássia-manduirana, aroeira-pimenteira e alguns arbustos, como por exemplo: clerodendro-africano  (Rotheca myricoides), bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima), urucum (Bixa orellana), ipê-de-jardim  (Tecoma stans ) etc. Estas últimas, quando plantadas próximas do pomar e da horta, permitirão que as mamangavas se alimentem.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6 Comments

  1. Qual o mês ela se reproduzem

    • Allan,

      Não tenho essa informação.

      Abraços

  2. Aqui em casa as minhas adoram a tumbérgia arbustiva, vivem voando nas flores fazendo um barulhão, já fazem parte do jardim e são bem vindas =)

    • Oh, Carolina,

      Legal seu comentário, elas realmente são as peludas simpáticas do jardim.

      Abraços

  3. Aqui no Ceará nos acostumamos a chamar a mamangava de “besouro mangangá”, que gosta muito de árvores como a Canafístula.

    • Obrigado pelo comentário, José Ivan. Nossos leitores ficam mais esclarecidos com sua colaboração.

      Abraços