Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Minhocas

Consideradas nojentas por muita gente, as minhocas são amigas da Natureza. Elas constroem galerias que arejam o solo, livrando-o da compactação e dos encharcamentos, e ainda produzem húmus da melhor qualidade.

Alimentando-se de material orgânico, como restos de frutas e de folhas, esterco e até papel, elas devolvem ao solo, através de suas fezes – que não tem cheiro –, cinco vezes mais nitrogênio e fósforo, duas ou mais vezes o volume de potássio e de cálcio e o triplo de magnésio retirados.

As minhocas vivem mais de 15 anos e põem 15 milhões de ovos, duplicando a cada dois meses a colônia e garantindo benefícios incalculáveis nos biomas brasileiros.

É fácil criá-las: faça uma vala quadrada de 2m de lado e 60 cm de profundidade. Revista as laterais e o fundo com troncos finos de eucalipto, que servirão de alimento para as minhocas, encha com um bom substrato e adicione capim seco, um pouco de leite talhado, pão seco e açúcar demerara. Revolva bem e, a cada 40 cm, enterre cerca de 20 minhocas (elas são vendidas em lojas especializadas). Mantenha a umidade constante para que elas se reproduzam.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.