Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

O Saruê

Conta-se que o navegante Vicente Yáñez Pinzón levou à Europa um saruê brasileiro. Era uma fêmea carregando seus filhotes no marsúpio, (bolsa no abdômen) onde esses gambazinhos, como são conhecidos também, mamam.

No meu jardim, eles vivem nos buracos que naturalmente há nas árvores, construindo ninhos com folhas e galhos secos.

Colaboram no controle de outros roedores e também das cobras, já que são imunes ao veneno delas. Comem de tudo: frutas, sobras da alimentação humana, raízes, insetos e até caranguejos nas áreas de restinga. Além do mais, são excelentes dispersores de sementes.

Estes bichinhos simpáticos, parentes dos coalas australianos – marsupiais como eles – sofrem com os atropelamentos, por habitar áreas urbanas e, o que é pior: confundidos com ratos, são combatidos por gente que ignora os benefícios que proporcionam.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8 Comments

  1. Amo todos os bichos, respeito muito, os venenosos, claro. Perto de mim, ninguém maltrata nenhum.Tenho uma gata que adotamos, pequnininha, achada na rua, toda doentinha. Hoje, com dois anos, tá linda. Olha aí na foto!!! No nosso sítio já nasceu uma família de saruês, lindinhos como esses aí. E enquanto a chuva não cai aqui nas Minas Gerais, vamos monitorando um sapo, que escolheu um vaso de plantas pra hibernar. O que eu nem sabia, mas sempre tive curiosidade de saber: pra onde vão os sapos, quando pára de chover? Agora já sei! Abração, amigo!

    • Ah, Marília,

      Adorei seu depoimento e a foto da gatinha é linda!

      Abraços

  2. Bom dia Gostaria de espantar da minha casa na granja viana em São Paulo onde moro, estao fazendo muita bagunça e dentro de casa comem as frutas etc. O que devo fazer para resolver esse problema. Obgd

  3. Muito bom divulgar informações sobre este animalzinho tão presente em áreas rurais aqui em Campinas. Muitos condomínios que estão em áreas de \apa desconhecem que ele é totalmente inofensivo e predador de cobras, ratos e outros. grata! Divulgarei! Sempre recebo a visita deles!

  4. Odeio sarues…vivem no forro da minha casa…fazem muito barulho e arrastam a fiação ……tenho um local para organicos..muito bem cuidado..entram e reviram tudo..são horríveis..pra mim são muito proximos dos ratos…reviram lixo…se por esquecimento ficaram vulneráveis..se alimentam de restos….

  5. Nem me fale, minha cadela numa noite pegou um no pátio. Como chamei os responsáveis, que me diriam, o quanto o bichinho estaria machucado ou ñ, só q não apareceu ninguém.O q fiz? Trouxe pra dentro de casa, na área de serviço.Vendo q comia bem e fazia cocô etc,o levei pro mato em frente de casa e soltei e de merenda uma banana. Uma ou duas semanas depois, às 4h madrugada uma barulheira, ñ deu tempo de salvarñ sei se foi o mesmo de antes ou outro.Ñ tens idéia do quanto doeu em mim, este acontecido.

    • Chi! Maria de Fátima,

      Que pena…mas isto faz parte da cadeia alimentar, onde um número de seres vivos se alimentam sequencialmente um dos outros e brigam pelo território.

      Em fim, coisas da vida!

      Abraços