Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sabiá laranjeira

Um pássaro que traz memórias da minha infância. Onde nasci era chamado de zorzal e cantar como um zorzal era sinônimo de cantar bem. Daí que Carlos Gardel era chamado – e é até hoje – “el zorzal criollo”. Por aqui nosso canoro mor ganhou este nome derivado do tupi sawi’a e, além de habitar nossas matas e as da Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. Sociabilizou-se ao ponto de aparecer nas cidades, frequentando as copas das árvores e saltitando nos gramados, no meio dos edifícios, fazendo-se ouvir bem cedinho e impondo sua potente vocalização, misturada com os barulhos urbanos.

Acnistus arborescens, flor

Canta pelo prazer de cantar, melodicamente e de modo repetitivo, assoviando às vezes como um galã conquistador que procura companheira. Ela, que é um pouco mais gordinha do que ele, responde baixinho. Os guaranis dizem que se uma criança acorda com o canto dele, será abençoada com amor e felicidade.

Acnistus arborescens, fruto

Acnistus arborescens, fruto

Come de tudo, inclusive larvas e insetos, mas adora os restos do mamão que coloco de manhã no deck avarandado da minha casa e também os cachos de frutinhos alaranjados e adocicados de uma arvoreta conhecida, exatamente, como fruta-do-sabiá (Acnistus arborescens). Com gravetos e um pouco de barro, um casal de sabiás, construiu seu ninho no beiral do telhado e se integraram a minha família, espero que reproduzam e fiquem comigo por longos anos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Adorei o artigo! Como sempre em tudo o Raul da um toque especial!!!

    • Ah, Regina,

      Seu comentário é um alimento para minha alma!

      Abraços

  2. Moro em Pirassununga, interior de SP, porque será professor q no meu jardim só aparece o sabia poca ?! Ele tbm adora mamão rsrsrs. Ah assisti um vídeo seu sobre bromelias, muito esclarecedor. Obrigada. Um abraço !

    • Olá Marilene,

      Isto não consigo responder. Sei que o sabia-poca é mais acinzentado do que os outros sabias.

      Que bom que gostou do vídeo!

      Abraços