Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Tartarugas

Pertencem a ordem dos répteis, com mais de 300 espécies. Mas não se assuste, elas não são tão parecidas com cobras, devido a carapaça dura e apesar do corpo mole e a ausência de dentes. As terrestres – e são delas que me ocupo neste texto – habitam em várias regiões do planeta com climas não muito frios, já que não gostam de mudanças repentinas de temperatura nem correntes de ar, preferindo um jardim com arbustinhos, pedras e outros elementos naturais que lhe sirvam de esconderijos, para praticarem uma vida calma e sem pressa. Nesses cantinhos, devidamente contornado por elementos que obstaculizem uma possível escapulida, deve haver um pequeno laguinho para se refrescarem, um lugar que possam escavar e um refúgio que as protejam da luz solar.

A dieta alimentar é ampla e composta por legumes e vegetais como: agrião, abóboras, folhas de beterrabas e frutas variadas podendo ser mangas, mamão, melão e muitas outras. Elas comem vísceras e carcaças de peixes, milho, gema de ovo cozido e, o que é melhor para a saúde de nossas plantas, petiscam com prazer, caracóis, gafanhotos, grilos e algumas espécies de larvas de mosquitos.

É importante considerar que estas miniaturas de bichos pré-históricos podem viver mais de 100 anos desde que bem cuidados e algo que considero fundamental, devem ser adquiridas de criadores comerciais devidamente registrados no IBAMA, já que a posse ou venda de tartarugas não autorizadas por esse órgão é crime.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.