Acer palmatum “atropurpureum”
Ácer-japonês, bordo-japonês-vermelho
Suas folhas lembram a palma da mão com os dedos separados e o porte é de extrema elegância, destacando-se na paisagem, Suas flores são de cor púrpura e sem importância. O bordô-japonês prefere umidade ambiente e locais com estações marcadas, sendo adequado às regiões serranas como Petrópolis, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Campos do Jordão, Gramado, Canela, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier, São Joaquim, Lages e outras cujas alturas acima do nível do mar superem os mil metros. É um dos “bonsais” mais cultivados no mundo. O &aac ute;cer-japonês suporta bem o frio, desde que não esteja à mercê dos ventos gélidos, em contrapartida as temperaturas altas no inverno podem induzir a perca das folhas, isto é algo e extenuante para esta árvore.
Quando o botânico sueco Carl Peter Thunberg viajou para o Japão no final do século XVIII, desenhou esta pequena árvore que se transformaria em um sinônimo importantíssimo nos jardins orientais. Ele o batizou de palmatum graças a suas folhas.
Levando em conta seu esplêndido encanto, o porte pequeno e as raízes não invasivas, podemos considera-lo para arborização urbana, em ruas estreitas, inclusive sob a fiação e, claro, nos jardins residenciais, onde se destaca como ponto focal ou contrastando com a paisagem.
- Sinônimos estrangeiros: Japanese red maple, (em inglês); arce rojo, (em espanhol); érable du Japon, (em francês); fächer-ahorn, (em alemão); acero giapponese porporino, (em italiano); momiji, irohamomiji, (em japonês).
- Família: Aceraceae.
- Características: Árvore ou arvoreta caducifólia.
- Porte: Como máximo 5 metros de altura.
- Fenologia: Primavera.
- Cor da flor: Vermelha, sem importância ornamental.
- Cor da folhagem: Vermelho vinho.
- Origem: Japão, China, Coréia, Mongólia e sudeste da Rússia
- Clima: Temperado/subtropical.
- Luminosidade: Sol pleno ou sombra leve.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Olá. O meu acer esta com cerca de 2,50mt e com um tronco muito fino. Quando for podar posso cortar os ramos da cruta?? Obrigado
Olá André,
O melhor momento para podar acer é no final do inverno ou início da primavera, antes que os novos brotos comecem a crescer. Isso permitirá que a árvore se recupere da poda antes do verão. Corte os galhos mortos ou doentes o mais próximo possível da junção com o galho principal.
Abraços
Devemos podar os ramos mais abaixo para crescer com um único tronco de maneira a ficar forte?
Cláudia,
A poda de formação é realizada para dar à árvore a forma desejada, cortando os ramos mais baixos. É geralmente realizada quando a árvore é jovem e sempre no final do inverno.
Abraços
boa noite, Sr Raul
se eu plantar um ramo de um Acer palmatum atropurpureum num vaso ele vai crescer?
Boa noite Alberto,
A melhor forma de multiplicar o Acer palmatum “atropurpureum” é por alporquia, demorando pouco mais de dois meses para soltar raízes, por estacas é muito difícil.
Abraços
Boa tarde, gostaria de saber como faço para comprar uma muda deste acer japonês de folhas finas.
Desde já agradeço.
Mariana C. Beltrami
Bom dia Mariana,
Procure no Meio Ambiente Viveiro Florestal, com Vera – http://www.meioambiente.viveiroflorestal.com.br/ – Telefone: (11) 99990-9578
Abraços
Olá Raul!!
Moro na região de Porto Alegre e queria plantar esse Acer palmatum “atropurpureum” sob sol pleno… entao pega sol o dia todo no verão aqui… sabes se ele resistiria ao nosso verão?
No local também incide ventos moderados a fortes… ela tem futuro nessas condições?
Olá Michel,
Sim, ele irá desenvolver bem nessas condições. No seu habitat natural convive bem com as temperaturas altas do verão e também suporta os ventos.
Abraços
Nao vai resistir pois as folhas são finas e queimam ao primeiro sol forte. Tem que ficar no sol do amanhecer ou do entardecer que é mais fraco.
Olá Alda,
O Acer palmatum “atropurpureum”, prefere o sol pleno, já que desse modo suas folhas ficam com tonalidades mais intensas.
A folhagem estrelada, embora delicada, não se ressente com os raios solares.
Abraços
Onde adquirir sementes de acer
Moro no interiot de São Paulo – SP
Catarina,
Na Planta Mundo pode comprar essas sementes: https://www.centraldojardim.com/MLB-2144552104-sementes-acer-rubrum-red-maple-vermelho-arvore-ou-bonsai-_JM?utm_campaign=darwin_ss&gclid=Cj0KCQjw7aqkBhDPARIsAKGa0oJ4k6XNQmrzgurk77uI07gWOsmU5NinTlvfV_eyZduC55GzlamyPkIaAtqUEALw_wcB&utm_medium=cpc&utm_source=google
Abraços
Olá Raul
Gratidão por dividir seus conhecimentos.
Estou com uma dúvida, esta espécie de Acer e aquela que tem as folhas sempre roxas ou em vermelho bem escuro? Pois tem alguns acers que tem folha verde e ficam vermelhas só no outono né?
Desde já agradeço seu retorno.
Olá Melissa,
Obrigado pelo agradecimento, gosto muito me comunicar com vocês!
Este Acer tem as folhas púrpuras sempre, já o Acer palmatum mais comum tem a coloração das folhas verdes e sofre mudanças no decorrer do ano, variando desde o verde intenso, passando pelo amarelo e ficando vermelho acentuado antes da queda da folha no outono.
São mais de 120 espécies de Acer, espalhadas por quase todo o mundo.
Abraços
Buen dia Raul, hracias por compartir tus conocimientos !!! Acabo de comprar un acer palmatum bonsaii, mi marido colecciona ellos, la pregunta es la siguiente, nosotros vivimos en Buzios, Brasil, tenemos posibilidades q nuestro arbolito crezca bien, pregunto esto por el ckima, tenemos invierno de 21 maxima, pero nuestros veranos van hasta 32
Buenas tardes Fernanda,
Buzios tiene un clima tropical, que no es muy propicio para el cultivo del Acer. La especie pierde las hojas en el invierno, pero esto no va a acontecer en esa region.
Posicionen el arbolito mirando al Sur, con el sol de la tarde y ahora, en invierno, rieguenlo poco. Un poco de viento tambien es propicio para el Acer.
Abrazos
Bom dia sr. Raul. Obrigado por dividir conosco o seu conhecimento. Preciso de uma gentileza: saberia me dizer um local confiável, de preferência um site, onde posso adquirir boas mudas de Acer palmatum? Obrigado pela atenção,
José Roberto Belo
Boa tarde José Roberto,
Eu que agradeço sua visita no blog!
O Meio Ambiente Viveiro Florestal, em Campo Limpo Paulista – SP. cultiva essa espécie: http://www.meioambiente.viveiroflorestal.com.br/
Abraços
Boa tarde, peço desculpa pelo incomodo, mas estou um pouco desesperado com o que está a acontecer ao meu Acer. Será que me pode ajudar?
Começou a aparecer estás manchas e as folhas da planta começaram a morrer.
Muito obrigado
Paulo, você não incomoda!
Essas manchas podem ser motivadas por fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, isto irá criar defesas contra essa doença.
Abraços
Bom dia consegue me dizer a validade mais ou menos das sementes de Acer palmatum “atropurpureum”
Bom dia Frederico,
Lamento, mas não tenho conhecimento da validade das sementes do Acer palmatum “Atropurpureum”.
Abraços
Bom Dia
Por gentileza, existe alguma planta ou árvore que consegue crescer em meio ao capim colonião? É uma casa que alugo, e os inquilinos não têm tempo de cuidar.Eu sei que esse capim não sobrevive à sombra, mas por enquanto bate muito sol nessa área, então preciso plantar algo que dê muita sombra para o mato não sobreviver. Obrigada.
Bom dia Flor,
O capim colonião e uma planta daninha que tolera ambientes secos por um período curto, não suportando solos encharcados por muito tempo e é bastante suscetível a geadas.
Talvez possa pensar nestas:
Salgueiro-chorão – Salix x pendulina;
Flamboyant – Delonix regia;
Paineira-rosa – Ceiba speciosa;
Manga – Mangifera indica.
Abraços
Vou tentar uma dessas árvores, muito obrigada pelas dicas!
Abraços
Você merece, Flor!
Abraços
Adoro paisagismo.
Ah, que bom, que você gosta!!!
Abraços