Actinidia chinensis
kiwi, quivizeiro

Foto de Pseudopanax at English Wikipedia, Public domain, via Wikimedia Commons
Uma escolha interessante para ser cultivada em um pergolado, em regiões de clima temperado, especialmente no sul do país. O kiwi prefere solos ácidos, com um pH em torno de 5,5 e bem drenados, por isso uma mistura de areia e substrato, acrescida de superfosfato simples é o ideal para seu desenvolvimento. Deve ser protegida dos ventos fortes, suportando sombreamento leve.

Foto de Wouter Hagens, Public domain, via Wikimedia Commons
O fruto é uma baga oval com aproximadamente 6 centímetros de comprimento, possuindo uma fina casca verde-acastanhada e coberta por pelinhos castanhos. A polpa e firme até estar totalmente madura e muito suculenta. Tem um sabor muito especial.
A espécie foi introduzida na Nova Zelândia em 1904 e hoje este país é um dos maiores produtores mundiais da fruta, cuja popularidade se expandiu desde a década de 1960. A menção mais antiga do aproveitamento do kiwi, como fruta e planta ornamental, data da dinastia Ming (1368-1644) porém seu uso medicinal remonta a 300 a.C. A planta foi descrita por volta do ano 1400 por Chiu-Huan Pen T’sao. E em 1845, Robert Fortune (1812 — 1880) foi o primeiro europeu a fazer um relatório sobre o kiwi.
É reproduzida por enxertia e sementes.

Foto de I, Luc Viatour, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: golden kiwifruit, (em inglês); groseille de Chine, (em francês); kiwi, kivi, (em espanhol); kiwifrucht, (em alemão); kiwi, kivi, (em italiano).
- Família: Dilleniaceae.
- Características: trepadeira caducifólia, volúvel com gavinhas. Dioica (as plantas são masculinas ou femininas).
- Porte: chega a 20 m de extensão.
- Fenologia: fim do verão e começo do outono e frutos em abril e maio.
- Cor da flor: amarela, perfumada.
- Cor da folhagem: verde-médio.
- Origem: China.
- Clima: subtropical/ temperado.
- Luminosidade: meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.