Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Adiantum raddianum

avenca-comum, avenca-de-folha-miúda, cabelo-de-vénus,  avenca-do-canadá, avenca-delta

Esta avenca é uma das samambaias mais populares para crescer dentro de casa.  Seu nome comum vem de suas folhas brilhantes e escuras que se assemelham ao cabelo humano . As frondes triangulares são semieretas no início, depois caem graciosamente à medida que envelhecem e podem ter até 30 cm de comprimento por 15 cm de largura.

Esta planta ganhou o Prêmio de mérito do jardim Royal Horticultural Society.

Nas áreas externas as avencas preferem locais sombreados, mas dentro de casa precisam de boa luz, mas sem a influência do sol direto, que queimaria com facilidade as suas folhas delicadas. Uma área que imite as florestas tropicais, de onde elas são originárias, iluminado e com alguns focos de luz solar filtrada, será o ideal para ela. As regas devem ser constantes já que aprecia os solos úmidos, mas não encharcados e ricos em húmus.

O epíteto específico homenageia o botânico italiano Giuseppe Raddi (1770-1829).

É uma excelente opção para cultiva-la em banheiros, onde recebe mais umidade ambiente, mas também uma escolha sensata nas áreas sombreadas do jardim, onde possa receber orvalhos permanentes.

  • Sinônimos estrangeiros: delta maidenhair fern, maidenhair fern, (em inglês); culantrillo , culandrillo, avenca-delta, avencon , avenca, (em espanhol); capillaire, (em francês).
  • Família: Pteridaceae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: 0,40 m de altura.
  • Cor da folhagem: com tonalidades verdes variadas.
  • Origem: América tropical toda.
  • Clima: tropical ou subtropical.
  • Luminosidade: meia-sombra.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Foi transmissão telepática, pois desde ontem estava a procura de informações sobre tal belezura. VALEU!!! Amei a matéria!!

    • Poxa, que bom Sandra!

      Abraços

  2. Eu não sabia que avenca é uma samambaia!

    • Vilma,

      Digamos que ela é uma espécie de prima das samambaias. É uma pteridophyta como as samambaias.

      Abraços