Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Aechmea fasciata

bromélia-aequimea, aequimea-prateada

Foto de Daderot, Public domain, via Wikimedia Commons

Talvez seja uma das bromélias mais populares, comumente vendida em vasos. As folhas, com estrias acinzentadas, são duras e apresentam bordas espinhentas, formando uma espécie de copo central que deve sempre estar com água de chuva ou filtrada, deixando o recipiente descansando por cerca de 24 horas para ajudar na eliminação do cloro. As flores, com brácteas cor de rosa e pequenas pétalas azuis, tem longa duração, podendo permanecer até seis meses, também são rígidas e podem atingir uma altura de cerca de 40 centímetros.

Foto de Paul & Aline Burland, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Pode ser cultivada sob a sombra de árvores, como forração, diretamente agarrada ao tronco de árvores, como epífita, em jardins verticais ou em vasos dentro de casa, ela prefere temperaturas amenas, acima de 15º C e deve ser cultivada usando o Forth Substrato Bromélias, composto com casca de pinus, carvão vegetal e húmus de minhoca. A podridão da raiz pode ser um problema se o solo estiver muito úmido. A rega deve ser regular na primavera e verão, permitindo que o substrato seque antes de regar e espaçando essas regas no inverno. A humidade do ambiente pode, em caso de ar seco e temperaturas elevadas, ser aumentada por pulverização com água filtrada à temperatura ambiente, evitando desse modo o aparecimento de manchas nas folhas. Para estimular o surgimento das flores, um procedimento simples, que permite remediar este problema, consiste em envolver a planta com um filme plástico transparente e colocar na sua base uma ou duas maçãs cortadas, elas emitem etileno, um hormônio que estimula a floração.

Foto de Veronica Romero, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

É polinizada por beija-flores e morcegos nectarívoros, assim como por abelhas, besouros e borboletas.

Seu nome genérico Aechmea deriva do grego akme que pode ser traduzido como ponta, em alusão às pontas duras com as quais o cálice de suas flores é equipado e fasciata é o epíteto latino que significa “com bandas”.

É reproduzida pelas sementes ou pela separação das pequenas mudas, quando estas alcançam 2/3 do tamanho, que surgem junto a planta-mãe. A partir da semente, leva de 5 a 6 anos para a planta florescer, enquanto que por divisão leva menos três anos.

  • Sinônimos estrangeirossilver vase, living vase, urn plant, (em inglês); piñuela, aecmea, lengua de suegra, bromelia fasciada, (em espanhol); aechméa, vase d’argent, (em francês); billbergia, (em italiano); lanzenrosette, (em alemão).
  • Família: Bromeliaceae.
  • Características: herbácea epífita.
  • Porte: 30 a 50 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da flor: rosa.
  • Cor da folhagem: verde claro.
  • Origem: Brasil, especialmente nas restingas da Bahia e Rio de Janeiro.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange