Agave geminiflora
agave-palito

Foto de Zeynel Cebeci, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Ele pode ter entre 100 e 200 folhas lineares, rígidas, com margens filamentosas brancas e fios enrolados,
com espinhos nas extremidades. As flores têm até 4 metros de altura e emergem do centro da planta, elas são amareladas e são seguidas por bulbilhos, surgindo após 10 anos de idade, finalizando o ciclo de vida da planta. É tolerante à seca e ao frio leve, o que a torna uma boa escolha para jardins com climas áridos.

Foto de Tournasol7, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O nome da espécie, geminiflora, significa “flor gêmea”, em referência ao fato de que as flores surgem em pares. As fibras do Agave geminiflora são fortes e resistentes. Elas são usadas para fazer cordas, tecidos e tapetes. Elas são obtidas das folhas da planta, que são cortadas e secas, em seguida são penteadas e separadas em fios. O xarope dela é um produto doce e viscoso e é feito da seiva da planta, que é coletada e fervida, muito usado para fazer sorvetes, doces e bebidas.
Para os náuatles, que eram os aborígenes nativos do oeste do México, a planta era adorada por representar o poder terreno da deusa Mayaheul, que representa a fertilidade, a vida e a renovação.
É uma planta muito versátil e pode ser utilizada para criar maciços em jardins rochosos e bordaduras; de baixo consumo de água e resistente ao vento tornando-se ideal para projetos de paisagismo com foco na sustentabilidade.
É reproduzida pelos bulbilhos que brotam no caule das hastes florais.
- Sinônimos estrangeiros: twin flowered agave, slender-leafed agave, (em inglês); agave de hojas finas, (em espanhol); agave a foglie sottili, (em italiano); agave à feuilles élanc&ea cute;es, (em francês); dünneblattige agave, (em alemão).
- Família: Asparagaceae.
- Características: arbusto semi-lenhoso.
- Porte: 0,60 a 1 metro de altura.
- Fenologia: entre os meses de setembro e novembro.
- Cor da flor: amarelada.
- Cor da folhagem: verde-escura.
- Origem: oeste do México, no Estado de Nayarit.
- Clima: tropical, subtropical. Não suporta geadas.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.