Alocasia cucullata
inhame-chinês, orelha-de-elefante-anã, coração-de-boi

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Uma herbácea acaule que solta folhas grandes, com 30 centímetros de comprimento, brilhantes em forma de coração, formando touceiras densas, especialmente em solos úmidos. Em Tailândia e Laos é vista como uma planta que traz boa sorte e é usada nos templos budistas.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
É apropriada para ser cultivada nas beiras de espelhos d’água e até em vasos em ambientes internos, entretanto neste último caso precisa ser regada diariamente, sem esquecer de orvalhar a folhagem.
As folhas e raízes da planta contêm cristais de oxalato de cálcio. Este elemento é tóxico se ingerido, faz com que a boca, a língua e a garganta sintam como se centenas de pequenas agulhas estivessem espetadas nelas. Porém, o oxalato de cálcio é facilmente decomposto cozinhando totalmente a planta ou secando-a completamente e, em qualquer um desses estados, é segura sua ingestão. Na medicina tradicional chinesa é aplicada externamente para tratar picadas de cobras e escorpiões, abscessos, reumatismo e artrite.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
É reproduzida pela divisão das touceiras em qualquer época do ano e até por pequenos pedaços do caule ou da raiz são suficientes para originar a novas plantas. A espécie também pode ocasionalmente se reproduzir por sementes.
- Sinônimos estrangeiros: chinese taro, chinese ape, Buddha’s hand, hooded dwarf elephant ear, (em inglês); oreja de elefante pequeña, (em espanh ol); oreille d’éléphant, (em francês); mano di Buddha, orecchia nana di Bhudda, (em italiano); alokasie kleines blatt, (em alemão); jian wei yu, (em chinês); boga kachu, mukhi-kochu, ponchamukhi-kochu, pancham ukhi kochu, (em Índia); panu habarala, (em Sri Lanka); wan nok khum, (em tai).
- Família: Araceae.
- Características: herbácea robusta e perene.
- Porte: 0,80 a 1,00 m de altura.
- Fenologia: primavera e verão, mas raramente surgem as flores.
- Cor da flor: branca esverdeada.
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: nordeste da Índia, Tailândia, China, Mianmar, Sri Lanka e Vietnã.
- Clima: tropical/subtropical úmido é muito sensível ao frio.
- Luminosidade: sombra parcial, sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.