Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Alocasia cuprea

pulmão-de-aço, planta-escorpião, escudo-de-metal

Foto de Raffi Kojian, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Suas folhas são grandes, com um formato oval, tonalidade metalizada e o verso púrpura-avermelhado, com nervuras marcantes criam um desenho bem característico, no qual originou o nome popular. Como todas as alocasias precisa de regas diárias e umidade ambiente alta, em ambientes secos, pode ser necessário borrifar as folhas regularmente e colocar o vaso sobre um bandeja com pedriscos e água. Deve ser plantada e um substrato miúdo e solto e adubada com bokashi. Mas cuidado, a podridão radicular é um problema comum devido ao excesso de água. Certifique-se de não deixar a planta em solo encharcado.

Encantadora como ponto focal em áreas de sombra, onde suas folhas metálicas podem ser apreciadas de perto, junto a plantas como helicônias, antúrios e palmeiras, assim como em jardins internos.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A aparência única da Alocasia cuprea, com suas folhas que parecem feitas de metal, inspirou histórias sobre plantas mágicas em jardins encantados. Sua beleza exótica e incomum muitas vezes é associada a lendas de jardins místicos e seres sobrenaturais.

Como muitas plantas da família Araceae, a Alocasia cuprea é tóxica se ingerida, causando irritação na boca e garganta. Portanto, deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Pode ser propagada por divisão de rizomas. Isso deve ser feito na primavera, quando a planta começa seu crescimento ativo. Eles devem ser divididos com cuidado, certificando-se de que cada divisão tenha pelo menos um ou dois brotos.

  • Sinônimos estrangeiros:  copperleaf, red-veined alocasia, (em inglês); alocasia de hojas cobrizas, (em espanhol); alocasia à feuilles cuivrées, (em francês); alocasia dalle foglie color rame, (em italiano);  kupferpflanze, kupfer-ohrblatt,  (em alemão); urat pungut, (em Bornéu).
  • Família: Araceae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: 30 a 50 centímetros de altura.
  • Fenologia: ocasional.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: verde chumbo metalizado, com verso arroxeado.
  • Origem: florestas tropicais de Bornéu.
  • Clima: tropical, é muito sensível ao frio, não tolerando temperaturas abaixo de 15°C.
  • Luminosidade: sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange