Alocasia macrorrhizos ‘variegata’
Orelha-de-elefante branca, taioba, taiá-rio-branco
Este é um arbusto bastante raro, uma variação da Alocasia macrorrhizos, que é totalmente verde e se destaca por causa de suas lindas folhas enormes em forma de coração. Elas são matizadas com manchas brancas a verdes claras, de forma aleatória, variando de folha para folha e crescendo em solos sempre úmidos, próximo de lagos, onde ficam mais espetaculares se as áreas forem sombreadas. É uma planta de crescimento rápido, se cultivada em solos ricos de matéria orgânica, especialmente nutridos com nitrogênio e cálcio, representados pela cama de cogumelos, borra de café, emulsão de peixe, farinha de sangue e torta de mamona, só para citar alguns adubos orgâ nicos.
Seu uso no paisagismo é notável nos jardins tropicais repletos de espécies, onde cada uma possui uma característica especial, seja pelas folhas ou pelas flores, formando um palco abarrotado de silhuetas singulares.
- Sinônimos estrangeiros: upright elephant ear ‘Variegata’, variegated elephant ear, giant taro variegata, (em inglês); oreja de elefante blanco, (em espanhol); alocasie blanc, (em francês); orecchio bianco di elefante, (em italiano); alokasie (em alemão).
- Família: Araceae.
- Características: Herbácea robusta e perene.
- Porte: 1,80 a 2,50 m de altura.
- Fenologia: Sem importancia.
- Cor da folhagem: Verde-claro com verde escuro e branco.
- Origem: Sri Lanka, Bornéu, Filipinas, Ilhas Salomão e Nova Guiné.
- Clima: Tropical/subtropical, é muito sensível ao frio.
- Luminosidade: Semi-sombra ou sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Uma maravilha!!
Pena que é tão difícil de achar para não disser impossível aqui no Rio de Janeiro, aliás, nenhuma variedade de alocasia é muitíssimo poucas Colocasias a gente encontra nos horto aqui, uma pena.
Guillermo,
Tente com Hermínio: simoesherminio@uol.com.br – (21) 9-8571-7954/2442-2759 / 9-7234-4898. Talvez ele tenha.
Abraços