Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Amanita muscaria

fungo-mata-moscas, agário-das-moscas

Foto de Amanita_muscaria_3_vliegenzwammen_op_rij.jpg: Onderwijsgek derivative work: Ak ccm, CC BY-SA 3.0 NL, via Wikimedia Commons

Ele  é um cogumelo muito comum e popular, considerado venenoso e enteógeno, isto é, capaz de alterar a consciência e induzir a um estado xamânico ou de êxtase; sua distribuição é cosmopolita. Ele é um cogumelo sapróbio, o que significa que se alimenta de matéria orgânica morta.

O capuz é liso e pegajoso podendo ter de 8 a 20 centímetros de diâmetro e é encontrado em todo o mundo, em florestas de coníferas e árvores decíduas. Ele é venenoso e os efeitos são causados por dois compostos psicoativos: o muscimol e a atropina. O muscimol tem um efeito sedativo e relaxante, já a atropina é um antagonista do receptor muscarínico, que tem um efeito anticolinérgico.

Foto de Richard Webb / Amanita muscaria, fly agaric

Os efeitos da Amanita muscaria geralmente começam cerca de 30 minutos após a ingestão e duram de 4 a 6 horas, incluindo euforia, visões, alteração na percepção e mudança do humor. Em doses altas pode causar alucinações, delírio e coma. O cogumelo é usado há séculos em rituais religiosos e espirituais, sendo sagrado para muitas culturas indígenas, incluindo os povos siberianos, os povos nativos americanos e os povos da Europa.

Atualmente é usado para fins recreativos e espirituais. É importante ressaltar que o cogumelo é muito venenoso e pode causar sérios problemas de saúde, se ingerido em doses altas.

Foto de Danny S., CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

No Brasil foi introduzido acidentalmente por meio da importação de sementes de pinus. Os esporos do fungo teriam sido trazidos na mistura com sementes importadas. O primeiro registro do cogumelo foi feito em 1937, no estado do Paraná, sendo encontrado, atualmente em solos ácidos e úmidos, geralmente em florestas de pinheiros em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  • Sinônimos estrangeiros: fly agaric, fly amanita, toadstool, flybane, devil’s boletus, and fly fungus. (em inglês); mata-bois, rosalgar, frades-de-sapo, (em Portugal); falsa oronja, oropéndola loca, matamoscas, seta del diablo, hongo de los duendes, seta voladora, (em espanhol); agaric des muscs, agaric tue-mouches, amanite tue-mouches, champignon vénéneux, (em francês); fliegenpilz, giftpilz, satanspilz, (em alemão); agarico muscario, fungo velenoso, (em italiano); mukhomor, (em russo); furaiagarikku, (em japonês); fēi mào, (em chinês); pari beoseot, (em coreano).
  • Família: Amanitaceae.
  • Características: fungo.
  • Porte: 20 centímetros de altura
  • Surgimento: verão e o início do outono.
  • Cor: vermelho brilhante, coberto de verrugas brancas.
  • Origem: Hemisfério Norte, também na América Central e na América do Sul, mas em menor quantidade.
  • Clima: temperado.
  • Luminosidade: sombra, meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange