Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Amaranthus caudatus

amaranto, rabo-de-gato, rabo-de-raposa, caruru

Foto de Tubifex, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

É uma planta ornamental muito popular, utilizada no paisagismo por suas flores vistosas e coloridas, estas são pequenas e agrupadas em inflorescências pendentes, é uma planta de fácil cultivo, que pode ser plantada isoladamente, em grupos e maciços, sendo uma boa opção para preencher espaços vazios no jardim ou em vasos nas varandas. A planta prefere solos férteis e bem drenados, e deve ser cultivada sob sol pleno.

Foto de Krzysztof Golik, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O amaranto é uma planta resistente a pragas e doenças, mas pode ser atacado por pulgões e cochonilhas. Para controlar essas pragas, pode-se utilizar inseticidas naturais, como o óleo de neem ou o sabão de potássio.

Suas sementes são um alimento nutritivo que podem ser consumidas cozidas, assadas ou em forma de farinha. O amaranto é uma boa fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, elas podem ser usadas para preparar uma variedade de pratos, como saladas, sopas, ensopados, pães, bolos e biscoitos.

Foto de Tubifex, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O amaranto tem sido usado tradicionalmente para o tratamento de diabetes, câncer, malária, colesterol alto, aterosclerose, infecções por vermes e bactérias, inflamação, doenças hepáticas e complicações cardiovasculares.

A planta foi muito importante para os astecas, eles acreditavam que a kiwicha tinha o poder de dar força às pessoas que a comiam. Este alimento não era usado apenas na dieta da realeza, mas também em rituais religiosos, onde era misturado com mel e sangue humano e consumido durante cerimônias, incluindo sacrifícios humanos. Por esses motivos, por volta de 1500, quando chegaram os conquistadores espanhóis,  proibiram o uso da planta e foram quase totalmente banidas dessas regiões.

O nome do gênero advém do grego amaranthos, que significa “flor que não murcha” e caudatus é o epíteto em latim que significa “com cauda”.

Pode ser propagado por sementes. Se as sementes forem plantadas diretamente no solo, elas devem ser plantadas após a última geada; elas germinam entre três e quatorze dias e devem ser transplantadas para um local permanente após atingirem cerca de 10 cm de altura.

  • Sinônimos estrangeiros: amaranto, alegría, bledo, bledo morado, (em espanhol); love-lies-bleeding, pendant amaranth, tassel flower, velvet flower, foxtail amaranth,  quilete, amaranth, love-lies-bleeding, prince’s feather, cockscomb, foxtail amaranth, inca wheat (em inglês); amarante, queue-de-renard, (em francês); amaranth, fuchsschwanz, (em alemão); amaranto, coda di volpe, (em italiano); xiāncài, (em chinês); amaransasu, (em japonês).
  • Família: Amaranthaceae.
  • Características: arbusto herbáceo perene.
  • Porte: até 1,30 metros de altura.
  • Fenologia:  final da primavera, verão e outono.
  • Cor da flor: vermelho escuro.
  • Cor da folhagem: verde médio.
  • Origem: América Central e do Sul.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange