Ambelania acida
pepino-do-mato, pepino-bravo, molongô

Foto de Descourtilz, J.T. & Descourtilz, M.E., Public domain, via Wikimedia Commons
No seu habitat e de crescimento rápido em alturas de 300 a 700 m acima do nível do mar. Prefere solos argilosos e profundos, com rápida drenagem das águas. Pode ser pensada para pequenos jardins, assim como em vasos grandes com capacidade para 100 litros. Dependendo do clima onde for cultivada, começa a frutificar com, mais ou menos três anos após o plantio. Frutifica no inverno, com gosto delicado que lembra a pera. Antes do fruto ser consumido, que tem 10 a 12 centímetros, com casca fina e polpa firme, deve-se cortar em quatro no sentido do comprimento, tirando as sementes e deixando-o em refrigeração por aproximadamente 12 horas para a saída do látex. Seu consumo é feito habitualmente in natura, entretanto pode ser aproveitado na preparação de cremes, pudins, doces e saladas.
As sementes, depois de limpas, conservam o poder germinativo por até três meses. Mas é interessante semeá-las em seguida que colhidas em saquinhos, com um solo feito com 70% de terra e 30% de composto orgânico, colocados em local sombreado. A germinação é baixa e acontece depois de quatro ou cinco meses. O crescimento das mudas é bastante lento.
- Sinônimos estrangeiros: ambelani, paraveris, quienbiendent, (em espanhol); papaye biche, graine biche, bagasse, quimbédents, (em francês).
- Família: Apocynaceae.
- Características: arvoreta com tronco tortuoso e ramificado.
- Porte: de 2 a 3 metros de altura. Na sombra alcança mais de 8 metros de altura.
- Fenologia: junho a novembro e a maturação dos frutos de setembro até janeiro.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde.
- Origem: Brasil, na floresta amazônica, Maranhão e Mato Grosso, também nas Guianas.
- Clima: tropical, subtropical, não tolera frio intenso.
Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.
Belíssima. Tem perfume?
Olá Walnice,
A flor não é perfumada.
Abraços