Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Anemone coronaria

anêmona

Foto de Ermell, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Este gênero possui 120 espécies de plantas perenes, crescendo a partir de tubérculos. As anêmonas crescem naturalmente em muitos países europeus e no norte da África. As anêmonas têm diferentes requisitos de desenvolvimento e devem ser plantada no outono. É polinizada por abelhas e besouros, que podem transportar seu pólen por grandes distâncias.

Foto de Andy Morffew from Itchen Abbas, Hampshire, UK, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Esta planta mostra pétalas delicadas e finas, parecendo de papel e é ideal como forração de canteiros. Apesar de sua aparência delicada, é muito resistente e, se manuseada adequadamente, pode durar cerca de uma semana, quando usada como flor de corte em arranjos. Para isso, é importante trocar a água do vaso diariamente e cortar cerca de um centímetro da base do caule, sempre em diagonal, com um canivete ou uma tesoura bem afiados. É conveniente fazer esse corte com a haste imersa em água limpa ou sob um fio de água corrente, para ajudar na hidratação.

Foto de MathKnight and Zachi Evenor, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Esta anêmona foi introduzida na Inglaterra nos finais do século XVI, sendo descrita na edição de Thomas Johnson de John Gerard’s Herball, publicado pela primeira vez em 1597 e era popular durante a época da Rainha Elizabeth I. Já no início do século XVIII, cultivadores na França e na Itália melhoraram consideravelmente a gama de cores disponíveis.

Pode ser multiplicada por sementes ou por divisão de touceiras. A melhor época para a divisão das touceiras é no outono ou no início da primavera.

  • Sinônimos estrangeiros:   ababa, anémola, anémona, anémone de Caen, anémone doméstica, anémone imperial, aurora, coronaria, flor de Bruselas, flor de París, (em espanhol); anémone coronaire, anémone de Caen, anémone couronnée, anémone des fleuristes, (em francês);  poppy anemone, spanish marigold, windflower (em ingl&eci rc;s); anebolo, anemoi, anemol, anemola, anemolo, Anemone, anemone aresti, anemone dei fiorai, (em italiano).
  • Família: Ranunculaceae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: 20 a 40 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da flor: vermelha, branca ou azul.
  • Cor da folhagem: verde-opaco.
  • Origem: região do Mediterrâneo.
  • Clima: temperado/subtropical.
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange