Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Angelonia angustifolia

angelônia, boca-de-leão do verão, flor-dos-anjos

Foto de Yercaud-elango, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma planta fácil de cultivar a pleno sol e solo bem drenado, já que não tolera a sombra e tampouco o frio intenso, mas é tolerante à seca,  florescendo mais profusamente com regas regulares.

A Angelonia angustifolia é uma planta versátil que pode ser usada em uma variedade de aplicações. É uma boa escolha para canteiros de flores, bordaduras e vasos, combinada com forrações verdes e pendentes. Também pode ser usada como flor de corte, sendo uma importante fonte de alimento para abelhas, borboletas e outros insetos polinizadores. As folhas são lanceoladas, com as bordas denteadas e as flores perfumadas lembram uva e maçã, despontando em forma de espigas.

Foto de S.G.S., CC0, via Wikimedia Commons

Embora ser uma herbácea perene, as plantas mais velhas vão perdendo a força, por esse motivo recomendo um replantio no início da primavera.

A propagação por sementes é o método mais comum. Elas devem ser plantadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras. No caso de plantio direto, as sementes devem ser plantadas em um local com boa drenagem e sol pleno, germinando em cerca de 10 a 15 dias. As mudas devem ser transplantadas para o local definitivo quando atingirem de 10 a 15 cm de altura. Também pode ser reproduzida por estacas, no final do inverno ou início da primavera, com 10 a 15 cm de comprimento e pelo menos três nós, enraízam em cerca de 20 a 30 dias. As mudas enraizadas podem ser transplantadas para o local definitivo quando atingirem de 10 a 15 cm de altura.

Foto de Jim Evans, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros: angelonia, rabo de gato, flor de ángel, alelí, (em espanhol); blue daze, angel’s trumpet, angel’s wing, blue angel, angelonia, (em inglês);  angelonie, aigremoine bleue, trompette d’ange, (em francês);  engelstrompete, engelflügel, blaue engelblume, (em alemão); angelonia, angelo del cielo, angelo azzurro, (em italiano); enjennia, (em japonês); tiānshìhuā, (em chinês); cheonsagak, (em coreano).
  • Família: Plantaginaceae.
  • Características: planta herbácea.
  • Porte: 30 a 60 cm.
  • Fenologia: final da primavera ao início do outono.
  • Cor da flor: azul-púrpura, roxa, rosa, salmão, branca ou bicolor.
  • Cor da folhagem: verde médio.
  • Origem: México, América Central, Guiana, Suriname, Guiana Francesa.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange