Annona squamosa
fruta-do-conde, pinha, ata

Foto de Wiki Farazi, CC0, via Wikimedia Commons
A fruta-do-conde é uma árvore ou arvoreta bastante ramificada, cultivada em todo o mundo em climas tropicais e subtropicais. Tem folhas verde-escuras, brilhantes e coriáceas. As flores são pequenas e brancas, e são produzidas na primavera ou no verão. O fruto é uma baga oval ou cilíndrica, com cerca de 10 a 20 centímetros de comprimento. A casca é escamosa, de cor verde ou amarela, e a polpa é branca, cremosa e doce, é uma fruta tropical popular, que é consumida fresca, congelada ou em conserva. Também é usada para fazer sucos, sorvetes, bolos e doces. As sementes são pequenas e pretas.

Foto de Meneerke bloem, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A pinha é uma fruta rica em nutrientes, incluindo vitamina C, vitamina B6, potássio e magnésio.
A árvore prefere solos férteis e bem drenados, e uma exposição ao sol pleno. A planta é relativamente resistente à seca, mas é importante irrigar regularmente durante os períodos de estiagem. A planta começa a produzir frutos aos dois ou três anos de idade. A colheita é feita quando os frutos estão maduros, o que pode ser identificado pela mudança de cor da casca para verde-amarelada.

Foto de Lazaregagnidze, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
No paisagismo, a pinha é uma planta ornamental muito versátil. Pode ser utilizada isoladamente, em grupos ou em renques e também pode ser aproveitada como árvore de sombra. Seu copa densa e frondosa proporciona um bom sombreamento e frescor aos ambientes. É uma ótima opção para jardins tropicais, pois confere um toque descontraído ao ambiente.
A fruta-do-conde pode ser propagada por sementes ou por enxertia. As sementes devem ser plantadas em um local quente e úmido, e levarão cerca de um mês para germinar. A enxertia é o método mais comum de propagação, pois garante que a planta produzirá frutos de qualidade.
- Sinônimos estrangeiros: custard apple, soursop, sweetsop (em inglês); anón, guanábana, (em espanhol); corossol, (em francês); sauersackbaum, (em alemão); guanábana, (em italiano); guanabana, (em japonês); sitaphal, (na Índia).
- Família: Annonaceae.
- Características: árvore ou arvoreta decídua e ramificada.
- Porte: 3 a 8 metros de altura.
- Fenologia: primavera, verão, frutificando de fevereiro até abril.
- Cor da flor: branca, perfumada
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: América Central e Caribe. No Brasil é nativa da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica.
- Clima: tropical, subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.