Anthurium scherzerianum
antúrio-rabo-de-porco, micro-antúrio

Foto de Cliff from Arlington, Virginia, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
É um gênero que compreende mais de 700 espécies e atualmente foram criados novos cultivares, com lindas cores, devendo ser utilizado em solos enriquecidos por substratos, para manter umidade, requisito importante para seu desenvolvimento. Além disto, nos dias de muito calor e interessante borrifar água de chuva ou mineral nas folhas, deixando o vaso em cima de um prato com pedras molhadas. Quando cultivada dentro de casa é eficaz na remoção de formaldeído, xileno, tolueno e amônia do ar. Também é admirado em arranjos florais, onde suas flores duram mais de seis semanas. Esta é naturalmente uma epífita, crescendo em árvores das florestas tropicais. Sua característica mais marcante é sua flor encaracolada ver melho-alaranjado.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Em 1857 este antúrio foi importado da Costa Rica, onde cresce principalmente em florestas tropicais entre 1.000 e 2.000 m de altitude, pelo médico, explorador, diplomata e cientista natural, austríaco, Karl von Scherzer (1821-1903).

Foto de JJ Harrison (https://www.jjharrison.com.au/), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Fácil de cuidar, requer iluminação, mas não suporta luz solar direta, por isso é aconselhável colocá-la perto de janelas. Caso não tenha a luminosidade necessária, não gerará as flores. O fertilizante também pode ser aplicado pulverizando as folhas, já que esta espécie o assimilará melhor. É conveniente retirar as folhas secas e as flores murchas para minimizar o aparecimento de pragas e favorecer o correto desenvolvimento da planta. Prefere temperaturas quentes e constantes, evitando mudanças bruscas de temperatura, para isso é importante colocá-lo em áreas onde não haja correntes de ar, evitando ambientes muito secos, sendo uma planta que na natureza vive em áreas com alta umidade atmosférica.
Todas as partes da planta contém oxalato de cálcio e podem causar irritações na pele e intoxicações se ingeridas.
A propagação é feita pela divisão da touceira.
- Sinônimos estrangeiros: flamingo flower, pigtail plant, (em inglês); flor de flamenco, lengua de diablo, (em espanhol); anthure, flamant rose, langue de feu, petit anthurium, (em francês); anthurie, flamingoblume, kleine flamingoblume, scherzers anthurium, (em alemão); piccolo anturio, (em italiano).
- Família: Araceae.
- Características: planta perene e herbácea.
- Porte: 30 a 40 centímetros de altura.
- Fenologia: primavera e verão.
- Cor da flor: vermelha.
- Cor da folhagem: verde-escura.
- Origem: Costa Rica, Guatemala.
- Clima: Tropical e subtropical.
- Luminosidade: meia-sombra/sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.