Schefflera arboricola ‘Dazzle’
schefflera havaiana, cheflera-de-folha-branca
Este é um novo cultivar com folhas maiores e tonalidades vivas que combinam o verde com o amarelo forte ou o branco. Muito similar à Schefflera arboricola que vemos habitualmente, também prefere a umidade mas, se desenvolve melhor na sombra ou na meia-sombra, onde sua folhagem pode destacar-se intensamente. Enquanto a S. arboricola alcança mais de 3 metros de altura e um diâmetro de 4 metros, desenvolvendo muito bem a pleno sol, a “Dazzle” não se dá bem quando exposta ao sol direto, já que suas folhas queimariam e tampouco se iguala em termos de porte. Ela fica mais baixa e estende seu corpo em áreas maiores, como se estivesse deitada, podendo debruçar-se em taludes ou canteiros.
É uma alternativa excelente quando o local é pouco favorecido pela luz solar e a vegetação se mostra com nuances verde-escuro e com poucas flores. Cultivada em áreas com essas características deixa o jardim com um aspecto mais animado e radiante. Como planta de interior se comporta bem desde que pulverizada diariamente com água não tratada.
- Sinônimos estrangeiros: dazzle dwarf schefflera, dwarf umbrella plant, hawaiian schefflera, schefflera (em inglês).
- Família: Araliaceae.
- Características: Arbusto herbáceo com folhas grandes.
- Cor da folhagem: Verde, combinando tons de amarelo ou branco.
- Origem: Taiwan.
- Clima: Subtropical/tropical.
- Luminosidade: Sombra ou sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.