Areca catechu
palmeira-bétel, noz-de-bétel
Com um tronco ereto e esbelto, de 10 a 15 centímetros de diâmetro, possui folhas compostas e pinadas, longas e arqueadas, que podem chegar a 2 metros de comprimento e são usadas para fazer chapéus, cestos e outros artigos artesanais em algumas culturas. As sementes da Areca catechu são conhecidas como nozes-de-bétel. Elas são mastigadas em muitas culturas asiáticas, frequentemente combinadas com cal virgem. Esse hábito é conhecido por seus efeitos estimulantes e refrescantes do hálito, semelhantes aos da cafeína e nicotina, entretanto é altamente prejudicial à saúde e pode levar ao desenvolvimento de câncer.
A Areca catechu também é apreciada como planta ornamental, devido à sua beleza e porte elegante. É frequentemente utilizada no paisagismo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, podendo ser usada como ponto focal em beiras de piscinas, especialmente quando plantada em grupos. Plantadas em fileiras ao longo de calçadas ou caminhos formam um corredor verde charmoso e convidativo, proporcionando sombra e amenizando o calor. Ela é frequentemente utilizada na decoração de resorts, hotéis e áreas de lazer, criando um ambiente relaxante e paradisíaco para os hóspedes.
Em um mito hindu, o deus Vishnu teria plantado a primeira palmeira-bétel após a criação do mundo e as nozes são frequentemente trocadas entre casais como um símbolo de amor e compromisso na Índia. Já na Indonésia, acredita-se que a planta possui propriedades afrodisíacas.
A propagação é feita por sementes, que germinam melhor quando frescas.
- Sinônimos estrangeiros: betel nut palm, pinang palm, catechu palm, indian nut, (em inglês); palma de betel, areca, nuez de betel, (em espanhol); palmier à bétel, areca, noix de bétel, (em francês); betelpalme, arekapalme, betelnuss, (em alemão); palma da betel, areca, noce di betel, (em italiano); puga, (em Sri Lanka); gua, (em Vietnã); buwak, (nas Filipinas); ma-khao, (naTailândia).
- Família: Arecaceae.
- Características: palmeira de grande valor ornamental.
- Porte: 15 a 20 metros de altura.
- Fenologia: início da primavera/verão.
- Cor da flor: amarela.
- Cor da folhagem: verde-escuro.
- Origem: Filipinas, Indonésia, Índia, Sri Lanka, Maldivas, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu e Fiji.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: pleno sol, meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.