Areca triandra
areca-triandra

Foto de Pescov, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Uma palmeira que forma touceiras com seus múltiplos caules de 5 centímetros de diâmetro, cultivada sempre em jardins sombreados, protegida dos ventos ou em vasos onde alcança um porte menor, mesmo assim deve-se considerar sua altura final, portanto o pé-direito do local onde for colocada deve ser alto. No seu habitat natural, cresce nas florestas litorâneas do Sudeste Asiático, em solos úmidos e longe dos raios solares, já que o sol direto amarela e queima suas folhas.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
É reproduzida pelas sementes, que devem ficar submersas em água por dois dias, antes de serem semeadas. Germinam em aproximadamente 30 dias. Também pode ser multiplicada, retirando as plantinhas que surgem ao redor da planta-mãe. A Areca triandra tem uma taxa de crescimento rápido.
- Sinônimos estrangeiros: wild areca palm, triandra palm, (em inglês); palmera triandra, palmera de Flori da., (em espanhol); aréquier bangua, (em francês); areca selvática, (em italiano).
- Família: Arecaceae.
- Características: palmeira de grande valor ornamental.
- Porte: 3 a 5 metros de altura.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: branca e perfumada com cheiro de limão e frutos vermelhos no verão.
- Cor da folhagem: verde-claro.
- Origem: Índia, ilhas Andaman, Bangladesh, Camboja, Mianmar, Laos, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Malásia e Filipinas.
- Clima: tropical/subtropical. Não suporta geadas.
- Luminosidade: meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.