Areca vestiaria
areca-dourada, palmeira-dourada, areca-de-pescoço-laranja
Uma espécie que se apresenta com poucos caules, possuindo um palmito alaranjado ou avermelhado, muito notável aos olhos de quem a observa. As folhas são dotadas de folíolos largos verdes-claros. No inverno dá 25 a 300 frutos muito atraentes, formando cachos alaranjados ou vermelhos carmesim. No paisagismo deve ser pensada para áreas sombreadas, protegidas do sol direto, com solos úmidos, inclusive em vasos grandes. Também pode ser considerada para o litoral do Rio de Janeiro, Nordeste e Norte do Brasil. A espécie é monoica, com flores masculinas e femininas na mesma planta.
Um fato interessante é que os nativos de Sulawesi usam o fruto desta palmeira como anticoncepcional masculino. Eles bebem um chá da polpa da fruta, fervida em água.
É multiplicada por sementes que devem ser obtidas de frutos recém colhidos e despolpados e semeadas em seguida para não perder o poder germinativo. Elas desabrocham em aproximadamente 40 dias.
- Sinônimos estrangeiros: pinang yaki, pinang merah red crownshaft palm, lipstick look-alike, (em inglês); areca anaranjada, (em espanhol); palmier couché de solei, (em francês).
- Família: Arecaceae.
- Características: palmeira de grande valor ornamental.
- Porte: 3 a 6 metros de altura.
- Fenologia: primavera/verão.
- Cor da flor: branca com frutos vermelhos no inverno.
- Cor da folhagem: verde-claro.
- Origem: Sulawesi do Norte, Bornéu e Ilhas Molucas.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Boa noite, vc vende já com 2 metros só de palmito , caso negativo , pode indicar quem venda .
Bom dia Paulo,
Não vendemos plantas, mas a Oficina do Paisagista produz várias espécies, inclusive esta: https://www.oficinadopaisagista.com.br/historia.html
Abraços