Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Artocarpus altilis

fruta-pão, árvore-do-pão, castanheira, fruta-de-pão, pão-de-massa

Parente da Jaca (Artocarpus heterophyllus) a fruta-pão surpreendeu o capitão James Cook (1728-1779) e o naturalista e botânico Joseph Banks (1743-1820) em uma viagem a Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa. Retornando à Inglaterra, Banks sugere que mudas sejam plantadas no Caribe para melhorar a alimentação dos escravos que trabalhavam nas plantações britânicas, fato realizado em 1787.

Mais tarde, em 1792 o capitão Bligh, foi novamente ao Taiti e colheu mais de 2.600 plantas de fruta-pão introduzindo-as na Jamaica. Várias dessas árvores, originalmente plantadas por ele, ainda frutificam no Botanic Gardens Kingstown, na ilha de São Vicente e Granadinas, um país do Caribe localizado nas Pequenas Antilhas.

Os frutos, ricos em vitamina C, alimentam as populações nativas do Pacífico, são redondos como melões, chegam a pesar 3 kg e quando cozidos lembram um pouco o sabor da batata. Servindo como base de, pães, saladas e sopas ou em sobremesas acompanhada por leite de coco e açúcar. Suas sementes, fritadas ou cozidas, são saboreadas da mesma maneira que o amendoim.

A árvore, cuja madeira é resistente aos cupins, é empregada na construção de canoas, móveis e edificações várias e solta um látex utilizado na calafetagem de barcos. Deve ser cultivada a pleno sol em solos drenados, férteis e com umidade ambiente alta, sendo uma boa escolha para as regiões litorâneas, onde pode vegetar nas areias costeiras, tolerando água salobra. Os morcegos frugívoros são seus polinizadores e as flores secas são um bom repelente de mosquitos.

  • Sinônimos estrangeiros: breadfruit, breadnut (em inglês); árbol del pan, frutipan (em espanhol); l’arbre à pain (em francês); beta (em Vuanatu) bia, bulo, nimbalu (nas Ilhas Salomão); kapiak (na Papua Nova Guiné); kuru (nas Ilhas Cook); meduu (em Palau); mei, (em Tonga).
  • Família: Moraceae.
  • Características: Árvore de grande porte.
  • Porte: 15 a 25 metros
  • Fenologia: Floração nas épocas chuvosas. Frutificação de janeiro a março e de agosto a outubro.
  • Cor da flor: Amarela
  • Cor do fruto: Verde
  • Cor da folhagem: Verde brilhante com folhas grandes, com até 40 cm de comprimento.
  • Origem: Taiti, Java, Sumatra, Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu.
  • Clima: Tropical
  • Luminosidade: sol pleno

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8 Comments

  1. A fruta-pão que conheço não tem essa semente distinta. São minúsculas.
    Será que é outra espécie.
    Na Bahia comíamos como se como se come aimpim e inhame.

    • Maria,

      Os frutos da fruta-pão são grandes, redondos como melões, e chegam a pesar até 3 kg. A casca é de cor verde-amarelada quando ainda não está madura e sua polpa é amarelo-escura nas frutas de massa e amarronzada na variedade com sementes.

      As que você comia talvez eram alguma variedade de fruta-pão.

      Abraços

  2. Boa noite amigo!!! Tenho uma dessa excepcional fruteira Pão aqui no quintal eu palntei a cinco anos atrás… Eu lhe pergunto: as flores vem e secam caindo tempo depois… Será que as frutas demorará??? Aqui em MG essa planta é uma raridade só!!! Agradeço e espero a resposta…

    • Boa noite Neko,

      Ao que parece sua fruta-pão precisa de uma adubação para que essas flores se transformem em frutos.

      Aplique 150 g do fertilizante Forth Frutas a cada 60 dias, tomando o cuidado de faze-lo a 15 centímetros de distancia do tronco. Afofe e regue em seguida da aplicação.

      Abraços

  3. Muito interessante!
    Adorei conhecer mais sobre a fruta-pão. Até então eu só à conhecia por nome.
    Um forte abraço!

  4. Bom saber dos detalhes históricos Raul! Plantei uma desta mas, mas teve uma invasao de vacas na chácara e comeram – mas a muda sem galhos e folhas, continua por aq, mas ñ anda crescendo! Ta muito mirrada, se tiver alguma dica ae, agradeço! Gde abs!!

    • Olá Benites,

      Agora é uma boa época para aduba-la. Experimente o fertilizante Forth Jardim usando a dosagem indicada na embalagem.

      Abraços