Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Artocarpus heterophyllus

jaqueira

Adoro comer jaca. Desde minha primeira vez quando fiquei impressionado com o tamanho do fruto, que pode pesar 50 kg, sou fã dela.  O perfil da árvore é também fantástico com sua prodigiosa sombra e a madeira, muito bonita, é parecida com a do mogno, mudando com a idade de laranja ou amarelo para o marrom ou o vermelho escuro.

Uma de suas muitas qualidades é ser a prova de cupins e bastante resistente à decomposição de fungos e bactérias, o que torna a jaqueira superior, inclusive, à teca (sua força é de 75 a 80% a da teca) para móveis, construção civil e naval e instrumentos musicais.

Em Bali e nas Ilhas Célebes, os palácios foram construídos com madeira de jaca, assim como muitos dos templos em Vietnã, Laos, Camboja, e, às vezes também, na Tailândia e Mianmar, antiga Birmânia.

As raízes das velhas árvores são muito apreciadas pelos entalhadores e escultores assim como para a confecção de molduras. No sudoeste da Índia, região conhecida como Costa do Malabar, os ramos secos são usados ​​para produzir fogo nas cerimônias religiosas hinduístas. O tinte amarelo que a madeira desprende é usado para tingir seda e as túnicas de algodão dos sacerdotes budistas e sua casca é ocasionalmente feita em cordas ou pano.

Altar da Catedral de Saint Pierre, feito com madeira de jaca, em Ninh Binh, Vietnã.

É um hábito, em Oriente, plantá-la junto às pastagens para que os animais possam ter acesso às frutas caídas e às folhas que também os alimentam. Estas, inclusive, são usadas como envoltório de alimentos na culinária. O látex aquecido é empregado como uma espécie de cimento doméstico, para reparar porcelana e faiança e calafetar barcos e furos em baldes.

Como se vê, a jaqueira vai muito além de ser portadora de mais de cem frutos notáveis todos os anos e pode ser muito bem aproveitada no paisagismo, desde que, claro, em espaços generosos.

  • Sinônimos estrangeiros: jackfruit, jaca, (em inglês); jacquier, (em francês); katahal , katthal, (em Índia); yaca, nangka,panapén,yaquero, (em espanhol); siri broodboom, (em holandês); jackfruchtbaum, (em alemão); chakka maram,  kottachakka, pilavu, palaa, chakka, (na Malásia).
  • Família: Moraceae.
  • Características: Árvore perenifólia, com copa densa e piramidal.
  • Porte: Pode alcançar mais de 20 metros, com um DAP de 2 metros.
  • Fenologia: Floração no inicio do verão. Frutifica no outono e no inverno.
  • Cor da flor: Esverdeada.
  • Cor do fruto: Verde.
  • Cor da folhagem: Verde brilhante e escura.
  • Origem: Sul da Índia
  • Clima: Tropical úmido, não suporta baixas temperaturas.
  • Luminosidade: Sol pleno, meia sombra na sua fase jovem.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.