Artocarpus heterophyllus
jaqueira
Adoro comer jaca. Desde minha primeira vez quando fiquei impressionado com o tamanho do fruto, que pode pesar 50 kg, sou fã dela. O perfil da árvore é também fantástico com sua prodigiosa sombra e a madeira, muito bonita, é parecida com a do mogno, mudando com a idade de laranja ou amarelo para o marrom ou o vermelho escuro.
Uma de suas muitas qualidades é ser a prova de cupins e bastante resistente à decomposição de fungos e bactérias, o que torna a jaqueira superior, inclusive, à teca (sua força é de 75 a 80% a da teca) para móveis, construção civil e naval e instrumentos musicais.
Em Bali e nas Ilhas Célebes, os palácios foram construídos com madeira de jaca, assim como muitos dos templos em Vietnã, Laos, Camboja, e, às vezes também, na Tailândia e Mianmar, antiga Birmânia.
As raízes das velhas árvores são muito apreciadas pelos entalhadores e escultores assim como para a confecção de molduras. No sudoeste da Índia, região conhecida como Costa do Malabar, os ramos secos são usados para produzir fogo nas cerimônias religiosas hinduístas. O tinte amarelo que a madeira desprende é usado para tingir seda e as túnicas de algodão dos sacerdotes budistas e sua casca é ocasionalmente feita em cordas ou pano.
É um hábito, em Oriente, plantá-la junto às pastagens para que os animais possam ter acesso às frutas caídas e às folhas que também os alimentam. Estas, inclusive, são usadas como envoltório de alimentos na culinária. O látex aquecido é empregado como uma espécie de cimento doméstico, para reparar porcelana e faiança e calafetar barcos e furos em baldes.
Como se vê, a jaqueira vai muito além de ser portadora de mais de cem frutos notáveis todos os anos e pode ser muito bem aproveitada no paisagismo, desde que, claro, em espaços generosos.
- Sinônimos estrangeiros: jackfruit, jaca, (em inglês); jacquier, (em francês); katahal , katthal, (em Índia); yaca, nangka,panapén,yaquero, (em espanhol); siri broodboom, (em holandês); jackfruchtbaum, (em alemão); chakka maram, kottachakka, pilavu, palaa, chakka, (na Malásia).
- Família: Moraceae.
- Características: Árvore perenifólia, com copa densa e piramidal.
- Porte: Pode alcançar mais de 20 metros, com um DAP de 2 metros.
- Fenologia: Floração no inicio do verão. Frutifica no outono e no inverno.
- Cor da flor: Esverdeada.
- Cor do fruto: Verde.
- Cor da folhagem: Verde brilhante e escura.
- Origem: Sul da Índia
- Clima: Tropical úmido, não suporta baixas temperaturas.
- Luminosidade: Sol pleno, meia sombra na sua fase jovem.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Boa tarde. Quantos metros de fundura atinge uma raiz de jaqueira?
Boa tarde Rogério,
Em solos mais soltos e arenosos, as raízes tendem a se aprofundar mais em busca de água, enquanto em solos argilosos compactados, elas podem se espalhar mais horizontalmente.
Como as raízes da jaqueira podem ser bastante extensas, geralmente se estendendo além da área ocupada pela copa da árvore, estima-se que as raízes possam penetrar em profundidades que podem chegar a vários metros no solo adequado.
Em solos superficiais ou com lençóis freáticos próximos à superfície, podem alcançar 3 metros de profundidade.
Abraços
Bom dia eu chamo me Sofia vovo em Portugal e procuro um pé de jaqueira que cá em portugal não consigo encontrar, sabe me dizer onde posso comprar?
Bom dia Sofia,
Acho que pode comprar mudas da jaqueira em Portugal, clicando em: https://www.olx.pt/d/anuncio/rvores-de-jaca-fruta-tropical-IDGRZQW.html#69ab64490b
Abraços
Prezado Amigo, as raízes da jaqueira podem adentrar tubulações, quebrar calçadas ou edificações?
Caro Washington,
A jaqueira possui uma raiz principal profunda e outras que se estendem bastante, podendo invadir estruturas edificadas e encanamentos próximos.
Abraços