Asclepias physocarpa
planta-balão, sedas, flor-borboleta, planta-da-seda, planta-dos-piolhos, algodão-de-seda, paineirinha
Referida, também, como Gomphocarpus physocarpus é caracterizada por seus frutos inflados, verdes e espinhosos, com cerca de 5 a 7 centímetros de diâmetro, que se parecem com balões, quando maduros, se abrem, liberando sementes aladas com sedas brancas. As folhas são estreitas, lanceoladas e de cor verde clara e as flores pequenas ficam agrupadas em inflorescências. Prefere solos bem drenados e é bastante resistente à seca.
Ela é uma importante planta hospedeira de borboletas, especialmente da borboleta-monarca (Danaus plexippus). As larvas dessas borboletas se alimentam das folhas da planta. Além de seu valor ecológico, também é apreciada em jardins por sua aparência ornamental e sua capacidade de atrair polinizadores. Os frutos são frequentemente usados em arranjos florais devido à sua aparência única.
Como outras espécies do gênero, a Asclepias physocarpa contém substâncias tóxicas chamadas cardenolídeos, que podem ser prejudiciais se ingeridas por humanos ou animais. As borboletas-monarca, no entanto, utilizam essas substâncias para se tornarem menos palatáveis para predadores.
Pode ser propagada por sementes, que germinam melhor em temperaturas quentes.
- Sinônimos estrangeiros: balloon milkweed, swan plant, balloon plant, balloon cotton bush, bishop’s balls, (em inglês), planta globo, planta de globo de algodón, globo de seda, (em espanhol); plante ballon, Asclépiade à ballons, plante à ballons de soie, (em francês); ballonpflanze, seidenpflanze, (em alemão); pianta del palloncino, pianta del cotone, (em italiano);
- Família: Asclepiadaceae;
- Características: herbácea perene;
- Porte: 1 a 2 metros de altura;
- Fenologia: primavera, verão;
- Cor da flor: branca;
- Cor da folhagem: verde claro;
- Origem: África do Sul, Moçambique Zimbábue e Suazilândia;
- Clima: subtropical/temperado, tolera o frio;
- Luminosidade: pleno sol.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.