Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Asystasia gangetica

Asistásia, coromandel, espinafre-indiano, violeta-chinesa

Uma planta de crescimento rápido, sendo seu nome gangetica pela disseminação espontânea na Bacia Indo-Gangética, que alcança as áreas das bacias hidrográficas do Rio Indo e do Rio Ganges, no Norte da Índia, aos pés dos Himalaias, a mais alta cadeia montanhosa do mundo. É chamada popularmente de prímula-do-ganges, é também em sânscrito de Lavana valli, que significa trepadeira resistente a salinidade. Por causa de seu crescimento veloz e difícil de controlar, pode ser considerada  uma espécie daninha, em alguns casos.

A asistásia é considerada uma alimentícia não convencional (PANC); as folhas são consumidas refogadas, igual ao espinafre, é por esse motivo que é chamada popularmente de espinafre-indiano. As flores também são aproveitadas cruas em saladas salgadas ou doces e as borboletas e abelhas adoram.

No paisagismo é empregada como forração, no mundo todo, desenvolvendo bem em áreas sombreadas e também em vasos, onde ela tem tendência a pendurar e pode ser comportada, igualmente, como trepadeira, alcançando mais de 4 metros de altura. Esta herbácea desenvolve melhor em regiões com boa umidade ambiente e temperaturas altas, portanto é recomendável fazer chuviscos diários e também podas depois de cada florada, assim como adubações com farinha de ossos para incentivar a floração. Seu cultivo é muito fácil, sendo invasiva em alguns lugares do mundo e praticamente é livre de pragas ou doenças.

Asystasia pode ser reproduzida por sementes ou por estacas de caule, essas estacas são enterradas no solo, florescendo seis semanas.

  • Sinônimos estrangeiros: Chinese violet, creeping foxglove, ganges primrose, philippine violet,  (em inglês), asistasia; coromandel, campanitas de jardín, (em espanhol); herbe le rail, herbe piment, herbe pistache, (em francês);  ganges primrose, (na Índia); kuan ye shi wan cuo, (em China); rumput nyonya, (na Malásia); baya, yaya, (em Tailândia); biế hoa, thập vạn thác, (em Vietnã).
  • Família: Acanthaceae.
  • Características: Herbácea perene.
  • Porte: 30 a 60 centímetros de altura.
  • Fenologia: Ano todo.
  • Cor da flor: Rosa, azulada, branca e amarelo.
  • Cor da folhagem: Verde escuro.
  • Origem: India, Malasia.
  • Clima: Tropical / subtropical.
  • Luminosidade: Pleno sol/meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.