Aucuba japonica “Variegata”
aucuba, louro-do-japão, louro-manchado, loureiro-japonês, cróton-da-serra

Foto de PumpkinSky, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Um arbusto com folhas ovais, coriáceas e lanceoladas, estas apresentam uma cor verde escura e brilhante, ficando salpicadas por manchas amarelas. É tolerante à poluição atmosférica e a estiagem.
No paisagismo deve ser considerada em locais sombreados, sob a copa de árvores frondosas e protegida dos ventos ou como planta de interior em regiões de clima frio, onde outras plantas com folhas coloridas não prosperam. Embora sua flor seja insignificante, os frutos vermelhos, com 1 centímetro de diâmetro, são muito bonitos no outono e no inverno.

Foto de Bernard Spragg. NZ from Christchurch, New Zealand, CC0, via Wikimedia Commons
Não obstante imune a pragas e doenças, o louro-do-japão não suporta o calor e a umidade constante do solo, o que pode ocasionar doenças fúngicas. No Brasil, é apropriada na região sul e áreas serranas, onde o clima é temperado ou subtropical. A planta é dioica, o que significa que possui flores masculinas e femininas, em plantas separadas. Quando plantadas próximas umas das outras, as plantas femininas irão produzir esses frutos vermelhos no inverno.
Seu nome Aucuba é uma forma latina do idioma japonês aokiba.
É reproduzida, de forma fácil, por sementes e por estaquia de ramos lenhosos ou semi-lenhosos, em qualquer estação.
- Sinônimos estrangeiros: spotted laurel, japanese laurel, japanese aucuba, gold dust plant, (em inglês); laurel moteado, croton de lluvia, laurel manchado, (em espanhol); aucuba du Japon, (em francês); alloro giapponese, alloro macchiato, (em italiano); japanische aukube, japanische goldorange, (em alemão); katakana, ao-ki, (em japonês), qīng mù, (em chinês); uwkubat yabania, (em árabe).
- Família: Garryaceae.
- Características: arbusto perene com formato arredondado.
- Porte: 1,50 a 1,80 metros de altura.
- Fenologia: início da primavera.
- Cor da flor: marrom-arroxeada.
- Frutos: vermelhos brilhantes, verão até o inverno.
- Cor da folhagem: verde-escura com manchas amarelas.
- Origem: Japão, sudeste da China, Mianmar, Vietnã e Tailândia.
- Clima: temperado/subtropical, tolerante ao frio.
- Luminosidade: meia sombra, sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.