Aurinia saxatilis
colchão-dourado, cesto-de-ouro, álisso-amarelo, tufo-dourado

Foto de Петроченко Віктор Іванович, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O colchão-dourado é uma planta muito interesante para “iluminar” um jardim. Ela é rasteira, é propicia para bordaduras e maciços em jardins rochosos e nas juntas de muros de pedra, assim como para vasos ou jardins verticais, onde luze sua silhueta pendente. As flores atraem abelhas e borboletas. Não suporta temperaturas altas, necessitando de invernos frios, mas tolera bem os períodos de estiagem e prefere solos arenosos e bem drenados.

Foto de Agnieszka Kwiecień, Nova, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Para propagar por sementes, plante as sementes em um solo bem drenado e com boa exposição ao sol. As sementes devem ser enterradas a cerca de 1 cm de profundidade.

Foto de Salicyna, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: flor de oro, oro del desierto, cesta de oro, (em espanhol); goldentuft, golden alyssum, rock cress, basket of gold, (em inglês); alysson des rochers, or des rochers, corbeille d’or, (em francês); goldlack, goldstaub, goldtuf, (em alemão); zolotarnik skalnyj, (em russo); jīnhuáng yánhuáng, (em chinês); kin’ō yankō, (em japonês).
- Família: Cruciferae.
- Características: planta herbácea.
- Porte: 15 a 20 centímetros de altura.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: amarela.
- Cor da folhagem: verde-acinzentada.
- Origem: Turquia, Norte da África e Europa Central.
- Clima: temperado ou subtropical serrano.
- Luminosidade: pleno sol ou meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Onde comprar
Elisabette,
Na Toca do Verde: https://www.tocadoverde.com.br/alyssum-perene-amarelo.html – (11) 3042-0060
Abraços