Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Azadirachta indica

nim

Foto de Rakesh.5suthar, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A árvore pode ser plantada isoladamente, para fornecer sombra ou atrair pássaros, igualmente logra um bom efeito quando plantada em fileiras, para formar uma barreira visual ou para criar um corredor verde. No Brasil pode se tornam invasora, alguns botânicos alertam para seu potencial invasivo na caatinga, com consequente prejuízo também sobre a fauna local.

Foto de Varinder Naturaphile, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O nim é frequentemente chamado de “árvore da vida”, na Índia, porque é uma fonte de alimento, remédio e proteção. As folhas, flores, sementes e casca da árvore podem ser usadas para uma variedade de propósitos. Pode ser utilizado para o controle de uma ampla variedade de pragas, incluindo insetos, ácaros, fungos e bactérias. Para o controle de insetos, o nim pode ser utilizado em forma de óleo, extrato ou pó. O óleo de nim é o método mais eficaz para o combate, pois apresenta alta concentração de azadirachtina. O extrato de nim e o pó de nim são métodos menos eficazes, mas ainda podem ser úteis para o controle de pragas. Em geral, as doses recomendadas são de 2 a 4% de óleo de nim por litro de água. Os intervalos de aplicação variam de acordo com a praga, mas geralmente são de 7 a 14 dias.

Foto de Jimmy tikhak, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Na Índia, uma lenda conta que uma fada vivia na floresta, gentil e compassiva, se preocupava com os humanos que viviam nas proximidades. Certo dia viu que uma praga estava destruindo plantações e queria ajudar, então teve uma ideia, plantou uma semente de neem no meio dessa floresta. A árvore cresceu rapidamente e logo suas folhas, flores e sementes estavam disponíveis. Os humanos usaram as partes da árvore para tratar a praga, e logo suas plantações estavam saudáveis novamente. Eles ficaram tão agradecidos à fada que eles a chamaram de “A fada do neem”. A fada ficou feliz por ter podido ajudar e continuou a cuidar deles por muitos anos.

A propagação por sementes é o método mais comum e devem ser coletadas de frutos maduros e plantadas imediatamente. As sementes podem ser plantadas diretamente no solo, germinando em cerca de 2 a 3 semanas. A multiplicação por estacas é um método mais rápido, elas devem ser coletadas de ramos saudáveis e vigorosos, com cerca de 20 cm, elas enraizarão em cerca de 6-8 semanas.

  • Sinônimos estrangeiros: neem, indian lilac, indian kino, (em inglês); neem, (em español); nim, (na Índia); margousier, (em francês); neem, (em italiano); yìndù kǔliàng, (em chinês); nīmu, (em japonês); ma-kok pa, (em tailandês); zayt an-nim, (em árabe).
  • Família: Meliaceae.
  • Características: árvore perenifólia.
  • Porte: até 25 metros de altura.
  • Fenologia: primavera e verão, a partir de 4-5 anos de idade.
  • Cor da flor: branca amarelada.
  • Cor da folhagem: verde-escura e brilhante.
  • Origem: Índia, Paquistão.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments

  1. Olá, Raul! Td bem? Costumo usar óleo de nim, mas só quando percebo ataques de pragas. Recentemente eu li que é bom aplicar também para prevenção e como “fertilizante”. Isso procede? Se sim, poderíamos borrifar na mesma frequência que fazemos quando a planta está sob ataque de pragas ou espaçar mais as aplicaçõesseria mais adeqyado? Outra pergunta e muito importante: as joaninhas e outros bichinhos amigos do jardim se ficam a salvo do uso desse óleo? Grande abraço!! Simone :)

    • Olá Simone,

      Embora o óleo de neem tenha alguns nutrientes, ele não é um fertilizante completo. Sua principal função no jardim é como pesticida e agente de controle biológico. No entanto, os subprodutos do neem, como a torta de neem, podem ser usados como fertilizantes porque contêm nutrientes e também ajudam a melhorar a saúde do solo.

      Se você deseja usá-lo junto com fertilizantes, uma aplicação mensal pode ser suficiente. Isso ajudaria a manter o solo saudável e a proteger as plantas de pragas.

      Para minimizar o impacto nas joaninhas e outros insetos benéficos, é ideal aplicar o óleo de neem no final da tarde ou à noite, quando esses insetos não estão ativos, e evitar pulverizar diretamente sobre eles.

      Abraços

      • Ah, entendi. Perfeito, Raul!! Muito grata por seus esclarecimentos! Um grande abraço pra ti e uma brisa benfazeja de alecrim pra encher de bênçãos a tua semana! :)

        • Você merece, Simone! Entre o perfume do alecrim, o vento sussurra segredos de tempos antigos, trazendo à alma a paz de um instante eterno.

          Abraço grande!

          • Ah, que maravilha, Raul! O Alecrim é certamente uma planta mágica! Muito lindo sua observação sobre ele! ♥ Olha, ainda me restou uma dúvida sobre o uso do óleo de nim para prevenção de ataques. Posso usar mesmo em plantas saudáveis? Por exemplo num jardim onde existam plantas sob ataque e outras não… Seria conveniente passar no jardim todo por precaução (ou mesmo qdo não haja ataque algum)? Qual seria a frequência de aplicação segura neste caso? Enorme abraço, querido! Amando aprender coisas por aqui! Grata demais! :)

            • Oi Simone,

              A cada 15 a 30 dias é uma frequência comum para prevenir o aparecimento de pragas.

              Abraços

            • Muito grata, Raul! Vou virar adepta da prevenção! ;) Abração!

            • Abração, Simone!

Secured By miniOrange