Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Bauhinia blakeana

Bauínia-de-hong-kong, unha-de-vaca-chinesa

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

Uma árvore decorrente, possivelmente, da hibridização entre as espécies Bauhinia variegata e Bauhinia purpurea, endêmica no sul da China, Índia, Hong Kong e Macau. Suas flores são parecidas com às flores das orquídeas, fragrantes e arroxeadas, com cinco pétalas, sendo uma delas com um roxo mais intenso.

No paisagismo pode ser aproveitada, não apenas nos jardins, mas também em calçadas, já que suas raízes são profundas e nada invasivas e é bastante tolerante à seca, consequentemente ideal na xerojardinagem.  A florada deixa o chão acarpetado de pétalas, isto não é sujeira e sim um presente maravilhoso da natureza.

Foto de Odessa3, Public domain, via Wikimedia Commons

As flores da Bauhinia blakeana são estéreis, portanto não geram sementes, sua multiplicação é feita apenas por estaquia e alporquia.

O nome “Bauhinia” é uma homenagem aos botânicos e irmãos suíços, do século 16, John e Caspar Bauhin, foi o botânico francês Charles Plumier que atribuiu a denominação a este gênero da família das leguminosas. O nome foi confirmado por Lineu, entrando na atual nomenclatura científica e são os lóbulos gêmeos das folhas que representam os dois irmãos. É emblema oficial na bandeira de Hong Kong, onde aparece no brasão, assim como nas moedas da região. Foi descoberta por volta de 1880 por um missionário católico francês, perto das ruínas de uma casa acima da costa da ilha ocidental de Hong Kong.

Foto de Dick Rochester from Lafayette, Colorado, United States, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros: falsa caoba, uña de vaca, árbol de las orquídeas, (em espanhol); blake’s bauinia, purple orchid tree, Hong Kong orchid tree, Hong Kong bauinia, (em inglês); albero di orchidea, albero piede di cammello, (em italiano); l’arbre à fleurs d&r squo;orchidées, (em francês).
  • Família: Leguminosae – Caesalpinioideae.
  • Características: Árvore perenifólia.
  • Porte: até 8 m de altura.
  • Fenologia: outono, inverno e inicio da primavera.
  • Cor da flor: arroxeada.
  • Cor da folhagem: bilobada, verde claro.
  • Origem: sul da China, Índia, Hong Kong, Macau.
  • Clima: tropical/subtropical, não suporta geadas.
  • Luminosidade: sol pleno.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Temos para de vaca silvestre na cor branca. Encontrei aqui na minha terra em área de transição de mata alta para cerrado..porém a retirada de mata para plantio de café desapareceu as ocorrências.

Secured By miniOrange