Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Begonia maculata

begônia-asa-de-anjo, coração-de-maria

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Esta é uma planta esquecida pelos paisagistas e jardinistas, entretanto perfeita para ser cultivada nos corredores estreitos das residências, onde a largura é pequena, alcançando em alguns casos apenas 1,50 metros. Seu porte é colunar, portanto não atrapalha a passagem dissimulando o muro e o caule é liso, semelhante ao bambu. Também pode ser usada, internamente, em vasos em locais bem iluminados naturalmente. O solo deve estar sempre levemente úmido (mas não encharcado) e ao regar não devem ser molhadas as folhas e muito menos as flores, já que isto pode ocasionar pythium, botrytis, mancha foliar e/ou oídio. O ideal é misturar perlita com um bom substrato e adubá-la com torta de algodão e esterco curtido de gado a cada 6 meses.

Foto de Meise Botanic Garden , CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

As begônias somam mais de 2.000 espécies e são uma homenagem feita pelo padre francês e biólogo, além de botânico real, Charles Plumier (1646 – 1704) à Michel Bégon, (1638 – 1710) conhecido como “le Grand Bégon”, ele foi oficial da marinha francesa e governador da ex-colônia francesa do Haiti, além de ser um dos maiores intendentes do rei Luís XIV, sendo um notável colecionador e naturalista da sua época. O epíteto específico maculata, significa manchas, em referência aos pontos brancos das folhas.

Foto de Fan Wen, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Deve-se tomar cuidado com esta begônia, porque é tóxica para gatos e a maioria dos outros animais domésticos. Ela causa um efeito de queimação, acabando em vômitos uma vez ingerida. A seiva e o suco da planta também irritam a pele por causa dos cristais microscópicos, venenosos, em forma de agulhas.

É reproduzida por estacas cortadas na ponta do caule e que tenham duas ou três folhas novas, em seguida devem ser colocadas na água e, após o enraizamento, basta plantá-las em substrato poroso, em ambientes sombreados e úmidos.

  • Sinônimos estrangeiros: scarlet begonia, polka dot begonia, angel wings, (em inglês); begonia bambú, ala de ángel, begonia tamaya, (em espanhol); bégonia maculé, bégonia des amoureux,  (em francês); begonia tamaya, (em italiano); forellenbegonie, (em alemão).
  • Família: Begoniaceae.
  • Características: arbusto herbáceo perene com formato colunar.
  • Porte: até 1,60 metros de altura.
  • Fenologia: ano todo, preferentemente no verão.
  • Cor da flor: rósea ou branca.
  • Cor da folhagem: verde, pintadas por pontos brancos e com o dorso avermelhado.
  • Origem: Brasil, na Serra do Mar, em Rio de Janeiro e Espírito Santo.
  • Clima: subtropical/tropical, tolera frio, mas não geadas.
  • Luminosidade: sol filtrado, meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange