Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Bismarckia nobilis

palmeira-bismarckia , palmeira-de-bismarck, palmeira-azul

Bismarckia nobilis

Esta palmeira, apesar de sua adaptabilidade a climas e altitudes, prefere ambientes subtropicais secos, suportando ventos e vegetando bem inclusive em solos de baixa fertilidade. Majestosas, apoiam sua coroa foliar em um único tronco de 35 centímetros de diâmetro que mostra o recorte da base das folhas velhas. Solta as novas, palmadas e plissadas, com 1,5 metros de lado a lado que, graças ao tom cinza azulado, luzem, mesmo a noite, um brilho prateado singular. Os pecíolos possuem pequenas escamas de cor marrom e por ser espécie dióica há exemplares femininos e masculinos com floração muito similar. 

Seu nome é uma homenagem ao conde Otto Leopold Edvard von Bismarck-Schönhausen (1815 – 1898) diplomata e político prussiano, responsável pela unificação da Alemanha quando primeiro-ministro do reino da Prussia.

Desde o ponto de vista cenográfico deve ser plantada em pontos de evidência e, quando usada em grupos, contemplado um bom espaço para seu desenvolvimento e observação das silhuetas que o conjunto desenha.

  • Sinônimos estrangeiros: Palmera de Bismarck (em espanhol); Bismarck palm (em inglês); médémie noble, satranabe, palmier de Bismarck (em francês).
  • Família: Arecaceae.
  • Características: Palmeira de grande valor ornamental.
  • Porte: 12 a 20 m de altura e 3,5 de diâmetro de copa.
  • Fenologia: Primavera / verão e frutos pretos e cheirosos
  • Cor da flor: Amarela.
  • Cor da folhagem: Verde azulado.
  • Origem: Oeste e Norte de Madagascar, onde a madeira é usada na construção e as folhas para cobrir as casas.
  • Clima: Subtropical/tropical/ tropical de altitude. Resistem temperaturas que, ocasionalmente, cheguem a -3°.
  • Luminosidade: Pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

170 Comments

  1. Boa tarde. Tenho uma linda palmeira Bismarck com aproximadamente 2 anos de vida, plantada aqui no sul na Bahia. Plantei com 70cm de altura e ela se adaptou muito bem e já está com quase 2 metros de altura. Infelizmente desenvolve,na últim smana extremamente chuvosa, alguma doença. Está infestada com uma espécie de farelo fofo avermelhado que se instala nas bordas das folhas e também no caule. As folhas novas estão cobertas por esses esporos e amareladas.Estou desolada, pois é meu xodó. Consegue diagnosticar? Desde ja agradeço qualquer ajuda, Regina

    • Boa tarde Regina,

      Acredito se tratar de um fungo, a ferrugem. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, alternando com outras três de Forth Enxofre.

      É aconselhável não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água, regando a palmeira. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias.

      Abraços

  2. A muda que plantei de palmeira azul, depois de 2 meses, começou a a secar na ponta das folhas e está progredindo a secar a folha toda. Como resolver ?

    • Luiz Carlos,

      Ao regar sua palmeira, na parte da manhã, molhe também as folhas, esse sintoma pode ser de desidratação. Também pode ser ocasionado por uma deficiência de magnésio, neste caso regue com sais de Epsom (20 colheres de sopa dissolvidas em 10 litros de água) e adube com 1 kg de farinha de ossos.

      Abraços

  3. Bom dia, Sr Raul, conhecimento de ouro que o Sr compartilha por aqui, parabéns!! Gostaria de uma orientação, plantei uma muda de bismarckia no solo em março, logo que plantada duas folhas secaram e restou apenas uma das maiores, que agora está ficando com aspecto de seca (segue foto). O que posso fazer para fortalecê-la?

    • Bom dia Suellen,

      Muito obrigado pelo elogio!

      Seguramente a Bismarckia sofreu um estrese por causa do transplante. Talvez parte de suas raízes forma cortadas o que explica esse sintoma.

      Faça uma adubação orgânica enfatizando o Fósforo e o cálcio, usando 500 gramas de farinha de ossos, o equivalente a 8 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (podem ser de lareira, padaria ou pizzaria) e cascas trituradas de ovos.

      Isto irá restabelecer sua palmeira.

      Abraços

  4. Bom dia Lázaro,

    Essas brocas são besouros grandes que se alimentam dos tecidos das palmeiras fazendo galerias. O sintoma deste ataque é a murcha e o amarelamento das folhas.

    Para revitalizar sua palmeira-bismarckia, faça uma adubação usando sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) e regue-a. Adicione ao solo, em volta do tronco, 1 kg de torta de algodão e outro tanto de borra de café, em seguida revolva superficialmente, para penetrar melhor e regue moderadamente.

    Ela irá melhorar!

    Abraços

  5. Bom dia Sr. Raul
    O Broca de Coqueiro comeu bastante minha palmeira azul uns 30 cm de profundidade e 40 cm de altura abrindo um grande buraco já apliquei o veneno quarteto eles morreram, porém as folhas dela está ficando secas e ela está soltando um líquido! Será que ela vai morrer?
    At.te

    • Bom dia Lázaro,

      Essas brocas são besouros grandes que se alimentam dos tecidos das palmeiras fazendo galerias. O sintoma deste ataque é a murcha e o amarelamento das folhas.

      Para revitalizar sua palmeira-bismarckia, faça uma adubação usando sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) e regue-a. Adicione ao solo, em volta do tronco, 1 kg de torta de algodão e outro tanto de borra de café, em seguida revolva superficialmente, para penetrar melhor e regue moderadamente.

      Ela irá melhorar!

      Abraços

  6. Raul, excelente sua matéria, eu tenho uma bismarch e está bem grande dando frutos, tentei germinar a semente, mas não germinou nenhuma semente, é necessário mesmo que tenha um macho e uma fêmea próximo para que a semente termine?

    • Obrigado pelo elogio, Inês!

      Sim, é indispensável que exemplares macho e fêmea estejam próximos para a reprodução.

      Só a fêmea que produz sementes viáveis e estas devem estar maduras, na cor amarronzada. Depois de retirada a casca devem ser colocadas, por dois ou três dias, em um local seco e sombreado, depois são posicionadas em cima de um substrato fino e cobertas por areia média lavada, sempre em áreas onde a luz solar não incida diretamente, mas com boa luz natural.

      A germinação pode demorar alguns meses.

      Abraços

  7. Como podemos reconhecer uma Palmeira Macho de uma Fêmea. Tenho um lindo exemplar que com 4 anos que começou a produzir frutos e necessito plantar uma outra de sexo oposto, mas para isso devo identificar a que tenho e a que devo comprar?

    • Marcelo,

      As flores nos exemplares machos são menores e mais abundantes do que nas plantas fêmeas. De resto são muito similares.

      Abraços

  8. Boa noite Raul
    Tenho uma muda palmeira azul ela tem 1 metro posso plantar próximo da piscina ou a raiz pode danificar a fibra?

    • Bom dia Fernando,

      A raiz da Bismarckia nobilis é comedida e não irá causar danos a sua piscina, entretanto ela cresce bastante, portanto recomendo planta-la a, pelo menos, 2 metros da borda da piscina.

      Abraços

  9. Boa noite !!! Vou pedir a sua ajuda tbm Raul , com suas informações tão preciosa, fizemos a germinação da palmeira Leque , e deu certo temos uma folha , a minha dúvida seria também em relação de quando plantar , se é necessário deixar uns meses em meia sombra até a muda crescer para depois ir para o solo , se é necessário bastante água e qual o tipo do adubo agora tão pequena ? Desde já te agradeço pois me ajudou muito com todos os seus comentários, muito grata!

    • Bom dia Michele,

      Você deve transplantar a mudinha quando as folhas estiverem firmes, isto é bem durinhas. As regas devem ser feitas umedecendo o solo, sem encharcamentos. Por enquanto não a adube, espere para fazer isto 1 mês depois de transplantada.

      Abraços

      • Obrigado pelas informações.
        Então após um mês posso adubar correto, só tenho dúvidas como fazer adubação, Posso coloco envolta da planta ?

        • Olá Michele,

          Pode usar o Forth Palmeiras para adubar, aplique-o de forma discreta, em volta da planta.

          Abraços

          • Boa noite , quando diz em adubar em volta da planta , é necessário fazer tipo uma cova ? Ou deixar sobe o solo

            • Bom dia Mirian,

              Polvilhar a uma distancia de 10 centímetros do tronco, afofando superficialmente e regando em seguida.

              Abraços

  10. Em relação da rega no caso das mudas da palmeira azul no primeiro mês ? Depois muda a frequência?

    • Rubens,

      Sim, depois do primeiro mês as regas podem ser mais espaçadas, a cada 3 ou 4 dias.

      Abraços

  11. Como colocaremos o adubo na muda da palmeira azul ? Fazemos no entorno da planta? Tem alguma dica ? Por favor…

    • Sim, Talita,

      Deve ser aplicado a 10 centímetros do tronco e em volta dele, em seguida afofe superficialmente e regue moderadamente.

      Abraços

Secured By miniOrange