Bombacopsis glabra
castanha-do-maranhão, cacau-do-maranhão, castanha-da-praia, mamorana, cacau selvagem, embiruçu-da-casca-lisa, amendoim de árvore
Também classificada como Pachira glabra, cresce nas margens dos rios e riachos e em áreas costeiras, em solos úmidos. Às vezes é confundida com a Pachira aquatica, a monguba, que é bastante parecida, mas as flores da monguba são avermelhadas e a altura é maior, os usos culinários e ornamentais são também similares. Sua floração atrai abelhas e o fruto, com até 30 centímetros, é verde e se abre naturalmente. Dentro, dele há de 10 a 25 sementes, que têm cerca de 2,5 centímetros de diâmetro, elas são como castanhas arredondadas, de cor marrom e comestíveis, tanto cruas quanto cozidas ou torradas, possuindo um sabor semelhante ao do cacau ou do amendoim, sendo uma boa fonte de proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Elas também são ricas em vitaminas e minerais, como vitamina E, magnésio, fósforo e zinco. A árvore é monoica, ou seja, possui flores masculinas e femininas na mesma planta.
Pode ser cultivada em jardins e até em vasos, onde luze um tronco cilíndrico, com casca lisa, verde-acinzentada, é uma ótima opção para quem procura uma planta fácil de cuidar e que pode trazer um toque de beleza à casa ou ao jardim, com suas folhas e flores grandes é uma árvore de pequeno porte muito aproveitada como ornamental em quase todo o Brasil, exceto nas regiões mais frias do sul do país.
A Bombacopsis glabra pode ser propagada por sementes ou por estaquia. As sementes devem ser plantadas em um substrato arenoso e mantido úmido, a emergência tem início entre 5 a 10 dias após a semeadura. As mudas devem ser transplantadas para vasos maiores quando atingirem cerca de 15 cm de altura.
- Sinônimos estrangeiros: brazil nut tree, sea nut tree, money tree, malabar chestnut, guiana chestnut, (em inglês); palo de nuez, nuez de brasil, nuez de la playa, maní de guinea, maní francés, nuez de saba, árbol del dinero, árbol de la suerte, (em espanhol); noyer de plage, noyer du brésil, noisetier de cayenne, (em francês); brasilnussbaum, strandnussbaum, (em alemão); noce di brasile, noce di mare, (em italiano); fācái shù, (na China).
- Família: Malvaceae.
- Características: árvore frutífera perene.
- Porte: 4 a 6 metros de altura.
- Fenologia: primavera, de setembro a novembro e os frutos em janeiro e fevereiro.
- Cor da flor: branca e perfumada.
- Cor da folhagem: verde claro.
- Origem: México, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela e no Brasil, desde Pará, Maranhão, Pernambuco ao Rio de Janeiro.
- Clima: Tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Quais são os benefícios dessa planta?
Isbely,
As folhas e cascas são utilizadas em infusões e cataplasmas para aliviar dores e reduzir inflamações, assim como problemas respiratórios e doenças da pele. Suas sementes são ricas em óleo e podem ser utilizadas na culinária.
Abraços
Como conseguir sementes ou mudas
Francisco,
Na Bioverde, com Marcos Bernardi, em Limeira SP, você pode comprar mudas: (19) 3451-1840
Abraços