Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Brachychiton acerifolius

árvore-de-fogo

Foto de Bidgee, CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia Commons

Uma arvore australiana com formato colunar, belíssima e espetacular, devido a florada que desponta na primavera deixando a copa totalmente vermelha com seus pétalas em forma de sino e em cachos. No país de origem é considerada a mais bonita entre todas as árvores nativas.

Tolerante à estiagem, cresce bem e rápido em solos enxutos e floresce com abundancia quando a umidade ambiente for baixa, isto favorece seu cultivo em cidades com poucas chuvas, como  Santa Rita de Cássia, na Bahia, Goianésia, em Goiás e Brasília.  O sistema radicular é profundo, não ocasionando prejuízos às calçadas, portanto ótima como arborização urbana desde que não fique sob a rede elétrica.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

No paisagismo luze magnificamente quando plantada próxima ao jacarandá-mimoso, já que florescem na mesma época, combinando as pétalas azuis do jacarandá com as vermelhas da árvore-do-fogo. Nos jardins resplandece contrastando suas flores carminadas com o azul do céu.

A denominação botânica vem do grego “brachys” que significa curto e “chiton”, que pode ser traduzido como “túnica” em referência ao revestimento da semente e o epíteto acerifolius refere-se à folhagem que é semelhante à de um bordo, do gênero Acer.

Foto de John Robert McPherson, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A reprodução é fácil, feita por sementes, sem nenhum pré-tratamento. A enxertia também é um bom método e as plantas florescerão muito mais cedo do que aquelas cultivadas a partir de sementes.

  • Sinônimos estrangeiros:  flame tree, Illawarra flame tree, australian flame tree, flame bottletree, flame kurrajong, (em inglês); braquiquito rojo,  árbol de fuego, árbol de la llama, árbol botella, esterculea, (em espanhol); flamme australienne, brachychiton à feuille d’érable, (em francês); flaschenbäume, (em alemão); albero della fiamma australiano, (em italiano).
  • Família: Malvaceae.
  • Características: árvore semidecídua em clima temperado e persistente em tropical.
  • Porte:  8 a 10 metros de altura, podendo alcançar mais de 30 metros no seu habitat natural.
  • Fenologia: primavera, início do verão.
  • Cor da flor: vermelha.
  • Cor da folhagem: verde claro e brilhante.
  • Origem: Leste da Austrália.
  • Clima: subtropical/tropical. Suporta o frio.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

Secured By miniOrange